fbpx
Thursday, August 6, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Memphis apresenta tecnologia do biofilme aderido à mídias especiais em São Paulo

A Memphis Empreendimentos, representante no Brasil da norueguesa Biowater Technology AS, realizará palestra sobre a tecnologia de biofilme aderido a…

By Redação , in Tecnologia e Ciência , at 31/12/2014

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Memphis Empreendimentos, representante no Brasil da norueguesa Biowater Technology AS, realizará palestra sobre a tecnologia de biofilme aderido a mídias especiais denominada “Moved Bed Biofilm Reactor – MBBR” no curso “Lodos Ativados, MBR e MBBR – Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais”. Promovido pelo portal Tratamento de Água, as aulas acontecem de 29 a 31 de janeiro, na Abimaq, em São Paulo.

Na apresentação, serão abordados temas relativos ao MBBR, como o cálculo do processo, referências recentes e desenvolvimentos tecnológicos como o CFIC®, processo criado pela Biowater que aumenta as vantagens do biofilme, reduz custos iniciais, consumo de energia elétrica e contribui para o tratamento complementar por membranas, tornando possível o reúso de água.

O processo consiste em promover o crescimento de biomassa sobre o material de suporte, a biomedia, que se move livremente em um reator anóxico ou aeróbio e é mantido em movimento por meio de misturadores de baixa velocidade ou pela aeração com difusores de fundo. Além da biomedia, a tecnologia é composta pela geometria do reator, pelo sistema de difusão de ar e pelas peneiras de retenção da biomedia no interior do reator.

Há 15 anos, a Memphis aplica o biofilme aderido em plantas novas com tecnologia do leito móvel, utilizando o modelo MBBR puro com cultura fixa de biofilme ou o modelo “IFAS – Integrated Fixed Film Activated Sludge”, com a integração da cultura fixa de biofilme associada ao processo de lodos ativados. Atualmente, a tecnologia de biofilme aderido em leito móvel é usada em esgotos domésticos de cidades e em pequenas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) de fábricas e indústrias.

Além da palestra da Memphis, o curso “Lodos Ativados, MBR e MBBR – Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais” terá aulas ministradas pelo professor Marcos Von Sperling, doutor em Engenharia Ambiental pelo Imperial College de Londres e professor do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais.

O curso ainda terá como instrutores Luiz Fernando Bezerra, engenheiro químico e mestre em MBR pela Universidade Estadual Paulista; e Rubens Francisco Jr., farmacêutico e bioquímico formado pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Engenharia Sanitária e experiência internacional de 40 anos na área.

As inscrições para “Lodos Ativados, MBR e MBBR – Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais” e a programação do curso estão disponíveis no site do Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *