fbpx
Saturday, July 11, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Mercado de trabalho: 5 principais competências valorizadas pelos empregadores hoje

Segundo uma pesquisa realizada no final de 2014 pela consultoria Hays e o Insper, 79,17% dos profissionais entrevistados consideravam mudar…

By Redação , in Brasil Negócios , at 10/02/2015

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Segundo uma pesquisa realizada no final de 2014 pela consultoria Hays e o Insper, 79,17% dos profissionais entrevistados consideravam mudar de emprego em 2015. O estudo ouviu mais de 8.500 pessoas em todo o Brasil e apontou, entre os principais motivos que fariam 35,30% dos entrevistados deixarem o posto atual, estão as perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional.

O consultor de carreiras da Job1 Renato Mendes explica que, para conquistar novos postos no atual mercado de trabalho é preciso mais que qualificação: “As empresas hoje buscam profissionais que, além de serem qualificados para os cargos, também tenham competências emocionais aliadas aos valores das empresas”.

Segundo Renato, o mundo corporativo está em constante mudança e as empresas, mais do que nunca, buscam profissionais que se adaptem aos desafios e valores que as tornarão mais eficientes e competitivas. “Características como cuidado, simplicidade, sinergia e adrenalina nos negócios estão sendo adotadas não apenas no texto que descreve a missão das empresas, mas principalmente, no perfil de profissional buscado para que estes valores sejam aplicados na prática no ambiente corporativo. Estas novas palavras são uma forma direta das empresas de expressarem sua forma de buscar resultados”, afirma.

Para aqueles que estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, o consultor da Job1 aponta as principais competências valorizadas pelos empregadores hoje:

  1. Flexibilidade

Uma das competências mais valorizadas pelas empresas é a capacidade de adaptar-se a novas rotinas de trabalho e de assumir atribuições diferentes, ou seja, a predisposição para aceitar mudanças e novos desafios.

  1. Automotivação

Capacidade de manter-se motivado assegura um bom rendimento profissional, independentemente das circunstâncias, e pode ser uma característica importante não só para o indivíduo, mas para motivar todo o grupo.

  1. Empatia

Capacidade de se colocar no lugar do outro é uma forma de se integrar harmonicamente com a equipe de trabalho. Colocar-se no lugar do colega de trabalho e compreender o seu ponto de vista, mesmo que não se concorde com ele, é muito importante para desenvolver projetos em grupo e superar expectativas.

  1. Capacidade de decisão

Ter habilidade para ponderar os prós e os contras antes de decidir o caminho a seguir em um momento importante é uma das características básicas para quem deseja destacar-se profissionalmente. Rapidez, raciocínio lógico e visão de futuro são qualidades muito importantes dentro de uma empresa.

  1. Equilíbrio emocional

Respeito aos colegas de trabalho, capacidade de transmitir ideias e tomar decisões sob pressão, flexibilidade, persistência e empatia e aptidão para negociações, são determinantes para quem deseja trilhar uma carreira de sucesso.

Seja para quem está buscando uma nova colocação, ou para aqueles que desejam se destacar em suas empresas, Renato Mendes ressalta: “Conhecer e desenvolver essas habilidades é fundamental, em um momento de maior disputa no mercado de trabalho. Se as estratégias das empresas mudam, mudam também os perfis de profissionais que elas buscam para atingir suas metas”.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *