fbpx

-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Movimento Maker cresce em São Paulo e conquista adeptos

em News & Trends/São Paulo/Tecnologia e Ciência por

Cada vez mais pessoas comuns se interessam em construir, consertar, modificar e fabricar com as próprias mãos, mobiliários, roupas e objetos com pegada tecnológica.

A boa notícia para elas é que têm surgido diversos espaços em São Paulo onde é possível criar, utilizar maquinário específico e, ainda, receber orientação de profissionais especializados para a utilização de equipamentos e microcontroladores como o Arduíno.

Esses espaços fazem parte do movimento maker, releitura moderna do do it yourself, conceito nascido nos anos 1970 e que agora encontra terreno fértil para crescer na cidade. Hoje, existem mais de 25 lugares onde pessoas que não possuem formação ou conhecimentos específicos podem criar em São Paulo.

Um deles é o Estúdio Lilo.Zone, localizado na Vila Madalena e comandado pela artista manauara radicada em São Paulo, Lina Lopes. Inicialmente criado para aulas de workshop e intervenções artísticas diversas, o lugar é hoje uma referência para criadores de diferentes segmentos, sempre com a missão de colaboração e participação de pessoas diversas. Lá, é possível criar roupas, luminárias e objetos com o uso de cortadora a laser.

Com entrada gratuita e vasta agenda de workshops e intervenções, o Lilo Zone se consolida como um dos estúdios mais completos para que os makers possam executar suas criações. Além de oferecer workshops e ambiente colaborativo, Lina Lopes também faz questão de abrir espaço para discussão sobre o movimento maker. Por isso, possui uma agenda de bate-papos como profissionais de diversas áreas da educação, sustentabilidade, mobiliários urbanos e wearables, que são os vestíveis ligados à tecnologia.

Outros espaços

Além do Estúdio Lilo Zone, em São Paulo também existem o Garagem FabLab, Oficina Lab, Garoa Hacker Clube, FabLab Livre SP e Mirante Lab.

loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

Últimos de News & Trends

Voltar p/ Capa