fbpx
Wednesday, July 8, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Mudança de país: cresce em 40% o número de brasileiros que deixou o país em 2016

Segundo dados inéditos da Receita Federal o número de brasileiros que deixou o país em 2016 aumentou 40% em relação…

By Redação , in Brasil Educação e Comportamento News & Trends , at 28/03/2017 Tags:

Segundo dados inéditos da Receita Federal o número de brasileiros que deixou o país em 2016 aumentou 40% em relação ao ano anterior. Em 2015 a Receita recebeu 13.288 declarações de saída definitiva do país, e em 2016 foram 18.663 declarações. Desde 2011, o número de pessoas que deixou legalmente o Brasil não parou de crescer. Nesse período os países de destino mais frequentemente informados nas declarações foram: 1-Estados Unidos 2-Canadá 3-Reino Unido.

A jornalista Silvia Lourenço, que mudou em 2013 com a família para Londres, na Inglaterra, lançará no próximo dia 08 de abril na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o livro Atravessando o Oceano, os Desafios Enfrentados ao Mudar de País.

A autora passou mais de uma década sonhando com um plano de carreira que a levasse a morar no exterior: “Quando a oportunidade surgiu através do trabalho do meu marido não pensamos duas vezes, tínhamos a ideia de que a vida em outro país seria mil vezes melhor, é o que todo mundo espera. O que as pessoas não sabem é que a mudança e adaptação implicam em uma série de desafios, que geralmente são tão grandes quanto os que vivemos no nosso país, ou ainda maiores.”– revela a escritora.

A obra nasceu para ajudar outras famílias que pretendem se mudar ou que já estão vivendo fora de seus países de origem e dá suporte para que familiares e especialistas em recursos humanos entendam o tipo de dificuldades que um imigrante pode ter e, dessa forma, possam auxiliar de modo adequado.

No livro a jornalista cita pesquisas brasileiras e internacionais que comprovam os efeitos psicológicos e as dificuldades de quem muda para o exterior, efeitos que muitas vezes fazem as famílias voltarem para seus países de origem antes mesmo de completarem processos de expatriação ou cumprirem projetos profissionais. Histórias de brasileiros que mudaram para a Inglaterra, Holanda, EUA, Taiwan, Dubai e pessoas de várias partes do mundo como Japão e Chile também ajudam a construir o enredo de Atravessando o Oceano.

A escritora estará disponível para entrevistas no Brasil entre os dias 31 de março e 20 de abril. Os lançamentos de Atravessando o Oceano serão em São Paulo em abril, em Lisboa (Portugal) em junho e em Londres (Inglaterra) em julho.

SINOPSE DO LIVRO:

A jornalista Silvia Lourenço passou mais de 10 anos planejando sua carreira para conseguir um emprego fora do Brasil e programando a mudança para o exterior.

“Embarcamos em novembro de 2013 com nossa bebê de pouco mais de um ano nos braços, munidos de coragem e sob o peso da irresponsabilidade de largar uma vida confortável, carreiras consolidadas, família e amigos para viver em terras desconhecidas, mas o sonho era muito maior do que o medo.”

A obra retrata os ganhos e as perdas com a vida de imigrante. Atravessando o Oceano tem trechos emocionantes e também muito divertidos sobre a saga familiar, os contratempos, as trapalhadas e dificuldades enfrentadas durante a preparação e depois da mudança.

A mensagem do livro é de entusiasmo pela escolha, pela vivência e pelo legado que essa experiência internacional trouxe à família.

Coquetel Lançamento Atravessando o Oceano

Data: 08/04/2017

Horário: 16h00

Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional

End: Avenida Paulista, 2.073 – São Paulo

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *