fbpx
Monday, August 3, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Mulheres Viajantes lança ebook sobre história das mulheres

A historiadora Thaís Carneiro desenvolveu um ebook para contar a história do chamado Centro Novo da cidade a partir de…

By Redação , in Brasil Mundo News & Trends São Paulo , at 20/05/2020

A historiadora Thaís Carneiro desenvolveu um ebook para contar a história do chamado Centro Novo da cidade a partir de quatro lugares: o Edifício Copan, o Theatro Municipal, a Biblioteca Mário de Andrade e o VIaduto do Chá. A escolha desses lugares tem por objetivo aprofundar o debate sobre a história das mulheres a partir da trajetória de quatro modernistas: a arquiteta Lina Bo Bardi, escritora Pagu, as artistas Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
“Nos estudos acadêmicos e no conhecimento popular, a história das mulheres permaneceu pormuito tempo à margem da sociedade. A proposta é dar voz a essas personagens históricas para que nos apropriemos de nossa própria história.”, explica Thaís.
O projeto foi desenvolvido por meio de muito estudo, já que a autora estuda esse debate desde 2009. Por outro lado, a proposta é tornar mais acessível e didático o conhecimento histórico por meio de uma linguagem digital leve.
O livro é dividido em reflexões sobre os lugares e as personagens citados, documentos históricos, indicações literárias e de podcasts para enriquecer a leitura. Alguns leitores trouxeram as suas impressões sobre o livro, como a historiadora Kátia Caliendo, “Uma verdadeira viagem pelas andanças cotidianas. É como redescobrir a cidade pelo olhar cuidadoso, lúdico e atento da Thaís”, e o historiador Douglas Maris, “Achei o livro conectado com a contemporaneidade e o mundo digital ao integrar um roteiro pautado no espaço físico do Centro Velho de São Paulo, mas que tem o seu universo expandido a partir de conexões com a literatura, as artes e a história.”
Para comprar, basta adquiri-lo pela plataforma Hotmart, https://go.hotmart.com/E29651554W?dp=1 .
Sobre Thaís CarneiroHistoriadora  há 12 anos e guia de turismo, Thaís Carneiro promove cursos e experiências histórico-culturais pelo centro de Sâo Paulo. Formada pela Universidade de São Paulo, é mestranda em História Social e editora da Revista Angelus Novus pela mesma universidade. Atua como educadora patrimonial no Museu da Cidade de São Paulo e redatora do site Mulheres Viajantes.

— 
Thaís Carneiro

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *