fbpx
Wednesday, September 23, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Natureza: Como tirar uma foto digital de um raio?

No Brasil caem cerca de 50 milhões de raios por ano, o país é campeão de descargas elétricas no mundo…

By Redação , in News & Trends Tecnologia e Ciência , at 13/01/2015

Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia

No Brasil caem cerca de 50 milhões de raios por ano, o país é campeão de descargas elétricas no mundo e a estação com a maior incidência é o verão, porque esse é o período que mais chove no território brasileiro. Os raios representam um perigo, por isso alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes. Mas, se as precauções forem tomadas, uma tempestade pode virar motivo de alegria.

Os fotógrafos amadores se multiplicam a cada ano, por causa das redes sociais e da inclusão digital. As fotos do tempo fazem o maior sucesso, mas uma das mais difíceis de tirar é a foto de um raio. O fotógrafo Fablício Rodrigues, que faz mais de 9.000 retratos de descargas elétricas, afirma que é preciso um pouco de sorte e muita paciência.

Mas, com as técnicas adequadas essa tarefa pode se tornar mais simples. “À noite é mais fácil tirar uma foto de raio do que durante o dia”, explica Fablício. Além disso, o fotógrafo diz que é importante posicionar bem a máquina e abaixar a velocidade para 30 segundos. “Uma dica é ver onde vai cair o primeiro raio, os outros sempre cairão próximos”, conclui Rodrigues.

Sem fazer close e com ISO baixo, a foto vai sair.

Veja uma vídeo aula:

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *