fbpx
Saturday, August 8, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


O CO2 pode ser a próxima fonte de energia limpa?

O etanol é mais limpo que a gasolina e vem de uma fonte renovável, geralmente do milho. Mas isso não…

By Redação , in Mundo News & Trends , at 21/05/2014 Tags:,

O etanol é mais limpo que a gasolina e vem de uma fonte renovável, geralmente do milho. Mas isso não significa que ele seja eficiente: ocupa milhões de hectares de terra, necessita de toneladas de fertilizantes e trilhões de litros de água para ser processado.

Agora, os cientistas dizem que podem ter encontrado uma maneira melhor. Em um estudo publicado na revista Nature, os químicos da Universidade de Stanford explicam como produziram etanol com apenas um pouco de água, fio de cobre barato e monóxido de carbono.

Tudo começou quando este grupo de cientistas, liderados por Matthew Kanan e Christina Li, queria saber se havia uma maneira de produzir grandes quantidades de etanol sem o grande processo de destilação e estrutura agrícola.

O objetivo era ainda maior, na verdade. Eles queriam criá-lo a partir de dióxido de carbono – o gás de efeito estufa prejudicial e abundante – para submetê-lo a reações químicas. Como alquimistas modernos, eles esperavam fazer energia limpa a partir do lixo de energia suja.

milharalSó há um problema. Enquanto eles sabiam como fazer o monóxido de carbono a partir de dióxido de carbono, ninguém nunca havia desenvolvido uma boa maneira de fazer etanol líquido a partir do gás monóxido de carbono.

“A maioria dos materiais é incapaz de reduzir o monóxido de carbono”, diz Kanan, coautor do novo estudo. “O cobre é a única exceção, mas cobre convencional é muito ineficiente. O que eles precisavam era de um catalisador que reagiria com o monóxido de carbono”, explica Kanan.

Então eles começaram a brincar com eletrodos de cobre modificados. “Os eletrodos de cobre são compostos por nanopartículas individuais que apenas se juntam umas às outras%2

Comments