fbpx

-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

O outro lado da Bitcoin

em Mundo/News & Trends por

O que faz as pessoas se preocuparem com a bitcoin e sua volatilidade compõe uma estratégia brilhante projetada para espalhar a moeda pelo mundo. E o plano realmente está funcionando.

Sim, estamos sendo induzidos a adotar a bitcoin, mas isso é necessário para que ela possa, eventualmente, tornar-se tão acessível que possa ser usada pelos nossos avós e analfabetos.

A moeda chamada bitcoin é a lâmpada e a tecnologia dela é a rede. Ambos tiveram de ser criados ao mesmo tempo. E a parte realmente inteligente desta história é a forma como o contingente da bitcoin está fazendo milhões de pessoas quererem a lâmpada para que a rede possa ser construída.

Vamos começar com a bitcoin como uma moeda volátil. Durante o ano passado, os preços da criptomoeda atingiram níveis muito extremos. Para alguns, isso pode indicar que ela seja uma moda passageira. Mas, para outros, como os especuladores, a volatilidade pode ser atraente.

A própria idéia de que o valor da bitcoin estava subindo rápido demais atraiu pessoas que estavam dispostas a dar uma chance ao comprar a moeda, mesmo quando ainda havia poucas maneiras de usá-la.

Poucos comerciantes aceitavam a bitcoin no começo, mas os primeiros compradores não se importavam muito que ela fosse útil, eles entraram no negócio porque pensavam que a moeda seria um investimento.

À medida que mais pessoas compraram a bitcoin, o valor dela subiu, atraindo mais investidores. Os únicos comerciantes que aceitaram a bitcoin ou eram corajosos ou administravam empresas ilegais, especialmente porque uma transação da bitcoin não lhes custava praticamente nada. As empresas de cartão de crédito cobram uma taxa de cerca de 3 por cento em cada compra.

Quanto mais as pessoas e comerciantes começarem a aderir o programa, o sistema se tornará mais atraente para outros comerciantes e usuários. Aproximadamente 20 mil comércios aceitam a bitcoin hoje em dia.

Ao compararmos a bitcoin com outras moedas, é possível perceber que seus níveis são muito flutuantes. Enquanto isso é bom para os especuladores, cria-se um grande obstáculo para que a bitcoin se espalhe para o público em geral.

A bitcoin é um sistema de pagamento mais barato e mais rápido, além de ser uma das formas de pagamento mais globais que existem agora.

Para aprimorar o sistema de pagamento, a bitcoin precisa de um mercado robusto que comporte dólares, euros e ienes constantemente. E para esse mercado existir, a moeda precisa ser algo mais comercial.

Há, portanto, uma rede de fatores que devem ser considerados. Para a bitcoin começar, ela precisava ser uma moeda. Para que ela se espalhasse amplamente, era preciso não ser uma moeda. Mas não basta parecer ser uma moeda, ela precisa ser uma.

© 2014, Newsweek
loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

Últimos de Mundo

Voltar p/ Capa