fbpx
Tuesday, July 7, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


O que as empresas esperam da pós-graduação em gestão ou MBA?

Transformar conhecimento em experiência na prática profissional é uma das expectativas das empresas em relação aos colaboradores saídos dos cursos…

By Redação , in Negócios , at 15/05/2014 Tags:,

Transformar conhecimento em experiência na prática profissional é uma das expectativas das empresas em relação aos colaboradores saídos dos cursos de pós-graduação e MBA

Não há dúvida, no meio empresarial, de que o crescimento econômico de uma empresa (e da própria nação) se dá, em boa parte, através de novos conhecimentos agregados às pessoas.

Os cursos de graduação, por várias razões e dificuldades encontradas no diálogo universidade-empresa, ainda se posicionam um pouco distantes da realidade empresarial. Ao sair de um curso de graduação, o bacharel ainda não está totalmente preparado para se ajustar rapidamente às exigências do trabalho e a realidade das empresas. Esse distanciamento pode ser preenchido pela participação em cursos de pós-graduação (lato sensu) e MBA, que são voltados para a área de negócios e que mantém grades atualizadas em relação às necessidades do mercado.

E não são apenas dos recém formados que as empresas geram expectativas. Também esperam atualização daqueles que estão no mundo dos negócios por anos. Muitos profissionais já estabilizados e com muitas experiências práticas são enviados aos bancos escolares em cursos de pós-graduação e MBA porque as empresas sentem a necessidade de reciclar e atualizar conhecimentos.

Pós-Graduação ou MBA? É evidente que cada um desses cursos tem um objetivo diferente. “Enquanto a pós-graduação tem como meta aprofundar o conhecimento numa área específica e aperfeiçoando-o, o MBA tem como foco dar ao participante uma visão mais ampla do trabalho de gestão e do mundo dos negócios”. Explica a especialista Cida Bucáter.

Mas, em ambos os casos, a expectativa das empresas é a mesma: que a participação nesses cursos estimule a criatividade de seus colaboradores participantes, transformando conhecimento em tecnologia e agregando valor a seus produtos ou serviços e, com isso, maximizando o valor da empresa.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *