fbpx
Saturday, August 8, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Por quê ou por causa?

Por quê ou por causa? Sempre tive uma certa implicância, algo totalmente pessoal com a expressão “por causa”. Prefiro escrever…

By Redação , in Coluna , at 15/07/2015

Camila

Por quê ou por causa?

Sempre tive uma certa implicância, algo totalmente pessoal com a expressão “por causa”. Prefiro escrever o porque logo. A mim parece mais objetivo e direto do que a outra expressão, embora tenha lá suas regras gramaticais que separam e unem a palavra, colocam e tiram acentos. Dá um certo trabalhinho, mas ainda assim, não sei ‘por causa de quê’ eu ainda escrevo com ele.
Mas hoje, ao ler o post de um amigo, com quem já trabalhei, passei a admirá-lo ainda mais. Ele é publicitário, tinha um grande cargo em uma das agências que compõem o maior grupo de comunicação do país e deixou tudo para trás porque disse que não quer mais trabalhar para vender e promover objetos, mas causas. Assim, todos os projetos em que está engajado profissionalmente tem algum porquê maior do que cifrões, vaidades, competições e sucesso empresarial.
O porquê maior é por causas: sociais, ambientais, animais. O objetivo é ajudar, colaborar, promover, melhorar. É profissionalmente transformar o cidadão em executivo e o executivo em cidadão em período integral. Dá pra não admirar?
Por este motivo, passei a ver mais valor no por causa(s) do que no por (o) quê. Porque passou a ser substantivo, por causa motivo. Um é mais palpável, o outro, abstrato. Um é resultado, o outro busca resultado. Um é fim o outro é caminho. Um é a melhoria contínua, o outro é resultado final.
Ambos precisam de dedicação para dar certo. Um é bom o outro é do bem. Um pode ajudar a construir o outro, ser complementar. Um é objetivo, o outro é razão de ser. E, embora seja razão, é tão humano por construir, recuperar e criar novas circunstâncias, que não poderiam causar tanta comoção, emoção e admiração.

__________________________________________________________________________________________________________
Camila Linberger é relações públicas, sócia-diretora da Get News Comunicação, agência de comunicação corporativa e assessoria de imprensa sediada em São Paulo. © 2014 – Contador de visitas

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *