fbpx
Tuesday, October 20, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Poupatempo é eleito o melhor serviço público de São Paulo

O Poupatempo foi eleito o melhor serviço público pelos paulistanos, em pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha neste domingo, 31 de…

By Redação , in São Paulo The São Paulo Times , at 06/06/2015

poupatempo-indaiatuba-01O Poupatempo foi eleito o melhor serviço público pelos paulistanos, em pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha neste domingo, 31 de maio. A pesquisa elegeu as marcas e serviços mais citadas na cidade de São Paulo, especialmente nas classes A e B, com maior poder aquisitivo e base da classe média tradicional paulistana, a mais exigente na hora de comprar produtos e serviços, segundo o Datafolha.

O Poupatempo foi citado como melhor serviço público por 20% dos entrevistados. As 1.027 entrevistas foram aplicadas pessoalmente, entre os dias 18 e 20 de março, por profissionais treinados do instituto, a partir de critérios rigorosos e transparentes, em uma pesquisa considerada referência confiável e inédita para ajudar os paulistanos em suas escolhas. Entre o público com renda de mais de 20 salários mínimos, a avaliação positiva do Poupatempo é ainda maior, chegando a 28%.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%, o que significa que, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Para o secretário Júlio Semeghini, titular da subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, a escolha do Poupatempo como melhor serviço público de São Paulo reflete o sucesso de um modelo idealizado pelo governo do Estado de São Paulo para atender o cidadão em um único local, em todas as suas necessidades no relacionamento com o poder público. “É um modelo de serviço criado para facilitar a vida das pessoas com atendimento oferecido por uma equipe treinada que coloca o cidadão sempre em primeiro lugar”, afirma Semeghini.

Idealizado em 1996, na gestão do ex-governador Mário Covas, o programa Poupatempo começou a funcionar em 1997, no posto da Sé. Em todos os 66 postos em funcionamento até hoje, a filosofia é sempre a de oferecer em um mesmo local mais de 300 tipos de atendimento de serviços de cidadania.

“O propósito do Poupatempo é atender o cidadão com respeito e dignidade”, afirma a superintendente de operações do programa, Tânia Andrade. Segundo ela, a chave da eficiência do Poupatempo é a filosofia de atendimento humanizado. “Para nós, o cidadão é sagrado e toda pessoa que entra em um dos nossos postos deve ser informado e orientado”, diz Tânia. 

O Poupatempo treina os funcionários e utiliza tecnologia para desburocratizar o acesso das pessoas aos serviços públicos. Até o fim do ano, totens de autoatendimento começarão a ser instalados para facilitar ainda mais o acesso dos cidadãos a serviços como a solicitação de segunda via de RG e outros oferecidos nos postos do Poupatempo.

Desde a inauguração do primeiro posto Poupatempo, o Sé, em outubro de 1997, até o fechamento de abril de 2015, o Programa Poupatempo já prestou mais de 441,1 milhões de atendimentos à população. Deste total, 400,2 milhões foram realizados nos postos e 40,9 milhões prestados pelo Disque Poupatempo. Em 2015, o programa vem realizando uma média diária de 165 mil atendimentos.

Os serviços mais procurados nos postos Poupatempo são: Carteira de Identidade (RG), com 41,3 milhões de documentos; Licenciamento de Veículos, com 21,1 milhões de solicitações; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 20,1 milhões de CNHs; Atestado de Antecedentes Criminais (AAC), com 14,3 milhões de emissões; e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com 10,7 milhões de unidades.

A íntegra da pesquisa ‘O melhor de São Paulo – serviços’ pode ser encontrada no portal da Folha de S. Paulo em http://www1.folha.uol.com.br/especial/2015/o-melhor-de-sao-paulo/servicos/

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *