fbpx
Thursday, July 9, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Professora em Harvard explora as forças inesperadas que muitas vezes impedem as pessoas de seguir seus planos

A editora Livros de Safra lança o livro À Risca!, escrito pela cientista comportamental e professora em Harvard, a italiana Francesca Gino. A obra tem o intuito de…

By Redação , in News & Trends The São Paulo Times , at 20/11/2014

Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia

A editora Livros de Safra lança o livro À Risca!, escrito pela cientista comportamental e professora em Harvard, a italiana Francesca Gino. A obra tem o intuito de ajudar a identificar e a evitar certas influências para que as decisões não saiam do rumo e seja possível alcançar os objetivos almejados. A autora descreve como fatores simples e aparentemente irrelevantes têm profundas consequências em nossas decisões e em nosso comportamento, geralmente desviando-nos de desejos e planos originais.

A cientista há tempos estuda as forças que estão em jogo quando as escolhas colidem com as metas. Neste livro, explora o ato de decidir em um amplo cenário – desde nosso papel como consumidores ou funcionários (o que compramos ou como interagimos com nossos colegas) até escolhas mais gerais, como seres humanos -quem namoramos e como lidamos com as amizades, por exemplo.

A partir da pesquisa de Gino, é possível perceber quando é mais provável que uma incompatibilidade ocorra entre o que se quer e o que se acaba fazendo. As respostas para questões como quais fatores contribuem para as decisões caminharem por um percurso que não havia sido considerado e o que fazer para corrigir influências sutis que podem descarrilar as mais importantes decisões, contribuem para que não se perca o rumo dos objetivos pessoais e profissionais.

Na trilha certa

Em geral, uma vez que identificamos um objetivo que queremos alcançar, desenvolvemos planos que podem nos ajudar a alcançá-lo. Podemos, por exemplo, decidir praticar uma atividade voluntariamente toda semana ou apenas esporadicamente. No entanto, mesmo que os nossos propósitos e planos estejam claros, forças sutis podem nos desviar do caminho.

No livro temos alguns exemplos de como isso pode acontecer. Comprar um produto falsificado, como um óculos de sol ou um relógio falso, pode mudar a maneira como nos relacionamos com as outras pessoas. Em uma série de experimentos, juntos com os colegas Mike Norton e Dan Ariely, Gino descobriu que as pessoas eram mais propensas a agir de forma desonesta quando estavam usando produtos falsificados.

Nos estudos, os participantes que achavam que estavam usando óculos de sol falsos eram mais propensos a trapacear em diversas tarefas de resolução de problemas do que os participantes que foram informados que estavam usando um produto original. Para a cientista, parece que o que vestimos influencia o modo como nos sentimos (inautêntica) e nos comportamos (desonestamente), quer percebamos ou não, mesmo quando o nosso objetivo é agir de forma honesta e seguir a nossa bússola moral.

Para a autora, existem três tipos de força que podem nos desviar dos objetivos: as internas, as decorrentes dos nossos relacionamentos e as forças externas. Para cada uma delas, Gino cria três princípios que são as conclusões de inúmeros exemplos que alertam, inspiram a reflexão e acabam ensinando.

À Risca! ajudará os fãs de Dan Ariely e de Daniel Kahneman a entenderem melhor as nuances de suas decisões e lidar com as influências que podem desviá-los do mundo real. Saber como até planos bem traçados desandam pode lhe dar ferramentas melhores para manter seus projetos nos trilhos. Isso, sem abordar que, em linha reta, a velocidade é sempre mais rápida. Leitura indispensável para aqueles que querem maximizar as decisões e sabem que o tempo faz toda a diferença.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *