fbpx
Wednesday, September 23, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Prontuário eletrônico transforma rotinas de trabalho dos profissionais da saúde

A disseminação da tecnologia de prontuário eletrônico tem promovido uma revolução na gestão clínica-hospitalar e, por consequência, nas rotinas de…

By Redação , in Saúde & Bem-estar , at 02/07/2014 Tags:

Foto: National Cancer Institute
Foto: National Cancer Institute

A disseminação da tecnologia de prontuário eletrônico tem promovido uma revolução na gestão clínica-hospitalar e, por consequência, nas rotinas de trabalho dos profissionais da saúde. Além dos impactos diretos no dia a dia das instituições, já é perceptível um ganho de eficiência a partir da transmissão online das informações a respeito do histórico dos pacientes e da migração de conceitos consagrados da área da saúde para o ambiente da ferramenta.

Surgida no Brasil nos anos 90, a solução automatiza processos de registro e atendimento e fornece às instituições de saúde informações clínicas de qualidade sobre o histórico dos pacientes. O avanço tem se consolidado com o surgimento de uma geração de prontuários eletrônicos com interfaces mais sofisticadas, tornando o sistema ainda mais aderente ao dia a dia de enfermeiros e médicos e colaborando para a análise das operações e para a geração de melhores resultados.

Houve nos últimos anos um processo de certificação destas soluções, com o estabelecimento de requisitos obrigatórios e o reforço da necessidade da assinatura eletrônica para validação jurídica e ética do prontuário eletrônico. Ao reunir em uma só ferramenta todos os dados necessários para embasar a ação dos profissionais, estes sistemas colaboram para a segurança no ambiente clínico e hospitalar. Em outra via, a constante atualização desses sistemas permite que sejam acopladas a eles funcionalidades, de acordo com as necessidades de cada especialidade e conforme as características de cada instituição.

A tecnologia torna mais simples e ágeis tarefas rotineiras, como acessar anotações e recomendações elaboradas pelo corpo clínico, controlar o caminho percorrido por medicamentos da farmácia até quem precisa recebê-lo e garantir a organização do histórico de pacientes, sem necessidade de arquivos em papel.

Assimilados esses ganhos, fornecedores de softwares de prontuário eletrônico já exploram uma nova divisa: a conexão entre conceitos consagrados e a tecnologia da ferramenta. Um exemplo desse avanço é a materialização dos Cinco Certos em forma de uma solução de tecnologia. O conceito consiste na checagem de cinco pontos antes da administração de um medicamento: paciente, medicamento, dose, via e horário. A conferência, antes feita mentalmente ou em uma prancheta pelo enfermeiro, agora pode ser controlada de forma informatizada no prontuário eletrônico.

O sistema permite checar automaticamente o acesso ao prontuário do paciente correto e identificar, por meio de leitura de código de barras, o medicamento, seu lote e validade. A conferência de cada etapa libera a passagem para a próxima fase. Mesmo os “certos” feitos manualmente, por meio da marcação de checks, são registrados no sistema e, assim, o funcionário é formalmente responsável por ter cumprido com aquele procedimento.

A integração ilustra o potencial do prontuário eletrônico de colaborar com respostas a uma questão crítica da área da Saúde: o combate a erros e a promoção da segurança no ambiente clínico-hospitalar. Com a tecnologia em constante atualização, as possibilidades de uso do prontuário eletrônico em prol das rotinas dos profissionais de saúde tornam-se infinitas.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *