fbpx
Monday, August 10, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Que tecnologias vão impactar sua vida em 2015?

por Daniela Beneti  Se hoje estamos cada vez mais conectados, é óbvio que essas tecnologias vão impactar diferentes aspectos da…

By Redação , in Brasil Tecnologia e Ciência , at 29/04/2015

por Daniela Beneti 

Se hoje estamos cada vez mais conectados, é óbvio que essas tecnologias vão impactar diferentes aspectos da nossa vida. Descubra as principais tendências.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com tanta tecnologia no nosso dia a dia, às vezes esquecemos as inovações têm impacto direto no nosso trabalho, na economia e no modo de vida. Claro que elas sempre parecem coisas distantes, mas várias delas estão aí, em uso, e terão um grande impacto ainda neste ano de 2015.

Confira as principais tendências tecnológicas do ano:

Trabalho Smart

Smartphones foram só o começo. Os “smart watches”, “smart glasses” e outros dispositivos “vestíveis” vão ser cada vez mais presentes no dia a dia e em ocupações diversas, mantendo  profissionais 100% disponíveis e conectados com as informações da empresa.

Perfis integrados e móveis

Cada vez mais, as pessoas integram diferentes perfis digitais, criando a sua verdadeira “identidade digital”, ligada a redes sociais, trabalho, dispositivos, aplicativos. Hospedada na Cloud, essa identidade permite que aplicativos sejam cada vez mais precisos para realizar tarefas e sugestões ao usuário, indo dos caminhos que você faz no Waze até as indicações do Google Now, até a sugestão de uma livraria digital de um lançamento que tem tudo a ver com os seus gostos.

O Big Data está entre nós

Se você ainda não ouviu falar de Big Data, vai escutar esse termo em breve. A “explosão de dados” é considerada a nova matéria-prima, a próxima riqueza a ser explorada. Afinal, 2.5 quintilhões de dados são gerados todos os dias, a pergunta é apenas: o que fazer com eles? Aplicações que filtrem esses dados e retirem deles informações úteis (sobre cadeia logística, tendências, gostos dos consumidores) estão começando a se tornar um investimento sério em diversos segmentos da indústria.

Todos na Nuvem

O Cloud Computing é uma realidade e ganha força. Ter arquivos na Nuvem é o de menos. As empresas agora possuem serviços enormes de armazenamento, segurança e até máquinas virtuais que multiplicam a capacidade de processamento de seus servidores com um custo menor, economia de espaço e mais velocidade. Estar na Nuvem significa ter um espaço virtual de experimentação e mais flexibilidade para crescer, com soluções escaláveis que servem até para pequenas empresas.

O seu, o meu, o nosso

O BYOD (bring your own device, ou seja, traga seu aparelho) é um desafio para as empresas. Enquanto as pessoas ganham em produtividade usando seus próprios dispositivos móveis para trabalho e vida pessoal, as empresas agora querem tentar descobrir como garantir a segurança dos dados nesse ambiente misto, sujeito a invasões e roubos.

Carteira Digital

Junto com o seu Apple watch, o principal lançamento da Apple foi um serviço, o Apple Pay. Um sistema de “carteira digital”, que permite aos usuários realizarem pagamentos com aparelhos da Apple, em especial o iPhone. Você faz suas compras e aprova a partir do sensor biométrico no aparelho, sem usar dinheiro ou cartão. Basta aproximar o aparelho e encostar o dedo para concluir a transação.

O sistema é novo, mas deve ser rapidamente copiado pelos concorrentes e adotado por empresas do mundo todo. Sua velha carteira será coisa do passado.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *