fbpx
Thursday, August 6, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Quer emagrecer? Conheça os mitos e verdades do principal método para perder peso

Emagrecer é um assunto muito sério, afinal o excesso de peso não tem ligação apenas com a estética, mas sim…

By Redação , in News & Trends Saúde & Bem-estar , at 12/07/2016

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Emagrecer é um assunto muito sério, afinal o excesso de peso não tem ligação apenas com a estética, mas sim com a saúde e a qualidade de vida.

No Brasil, o Ministério da Saúde alerta que mais da metade da população está longe do seu peso ideal. E para equilibrar essa balança a cirurgia bariátrica tem sido a opção de mais de 60 mil pacientes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Mas, mesmo sendo a operação mais procurada, alguns pessoas tem dúvidas e desconfiança sobre os seus benefícios. Para isso, Sérgio Barrichello, gastroenterologista e endoscopista da Clínica Healthme gerenciamento de perda de peso esclarece abaixo sobre as vantagens, os riscos e a possibilidade de reganho de peso do tratamento. Confira:

Qualquer pessoa acima do peso pode fazer a cirurgia bariátrica?

MENTIRA. “A cirurgia só deve ser feita quando o paciente já tentou mudar seus hábitos, ou seja, adotou uma dieta equilibrada, conseguiu manter uma rotina de exercícios, usou medicamento – sob orientação médica -, e mesmo assim, nenhuma dessas opções surtiu efeito”, explica Barrichello. Além do mais, é preciso se encaixar no IMC (Índice de Massa Corporal) exigido pela SBCBM, que é igual ou maior que 40 kg/m² há mais de dois anos, ou acima de 35 kg/m² com doenças associadas, como diabetes ou hipertensão arterial.

Depois da cirurgia tenho risco de ter anemia?

VERDADE. “O paciente deve ser acompanhado de perto pela equipe multidisciplinar porque o risco de desenvolver complicações nutricionais, como anemia, falta de vitamina B12, D, ácido fólico ou cálcio é maior do que em uma pessoa que não fez a operação”, explica o gastroenterologista.

Posso ter filhos depois da cirurgia?

VERDADE. A gravidez em uma mulher obesa é considerada de risco, sendo assim, após o emagrecimento a fertilidade melhora e a gestação pode acontecer de forma saudável. “Porém é preciso esperar até dois anos para planejar a chegada de um filho. Esse período é necessário devido à adaptação do corpo após a cirurgia”, ressalta Barrichello.

Vou ter que continuar com a dieta, mesmo após a operação?

VERDADE. O reganho de peso acontece principalmente com pacientes que não seguiram as orientações da reeducação alimentar. “A cirurgia é um reforço extra que garante que o paciente irá deixar de ser obeso, mas a consciência dele e a mudança de hábitos é o que reforça o resultado do procedimento”.

A bariátrica reduz o risco de outras doenças?

VERDADE. Nessa lista estão o diabetes, a hipertensão arterial e a apneia do sono. Há estudos que falam até na redução do risco de Alzheimer, devido à melhora de oxigenação no cérebro, decorrente da perda de peso. “O fundamental é que o paciente passe por uma avaliação médica e saiba quais os riscos e benefícios da cirurgia para o caso dele, para que assim a perda de peso se torne algo prazeroso e satisfatório”, finaliza Barrichello.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *