fbpx
Tuesday, July 7, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Redator diz não ao Diretor de Criação

Abaixo o e-mail enviado pelo redator ao seu Diretor de Criação que circula nas redes. DC, em primeiro lugar não…

By Redação , in The São Paulo Times , at 09/06/2016

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Abaixo o e-mail enviado pelo redator ao seu Diretor de Criação que circula nas redes.

DC, em primeiro lugar não acho que os títulos estão ruins.

Em segundo lugar não concordo que os anúncios precisem de título.

Em terceiro lugar, não vou varar a noite trabalhando de graça.

Em quarto lugar, amanhã tenho médico às 8 horas e não vou desmarcar.

Passei anos da minha vida me dedicando ao trabalho escravo da publicidade e no final das contas só prejudiquei minha saúde.

Esse método de trabalho insano que você viveu na sua época não faz mais sentido nos tempos atuais e os motivos são vários:

– Na sua época compensava financeiramente trabalhar 18 finais de semana seguidos e muitos Jobs iam para o portfólio, Clube de Criação, entre outros meios de comunicação que dava visibilidade ao seu trabalho, fazendo você hoje ter um cargo com alto salário.

– Na sua época ganhar 1 Cannes mudava a carreira, o salário e a vida para sempre. Hoje ganhar 1 leão não muda nada e o pior: se não ganhar no ano seguinte vão dizer que foi sorte.

– Na sua época a criatividade era valorizada, os criativos eram valorizados e eles decidiam o que era bom ou não. Hoje é o cliente quem manda, portanto, levar mil ideias não passa de um show para alimentar o ego criativo. Afinal, sempre é a ideia do cliente que vai ficar.

– Na sua época muitos profissionais de outras áreas queriam trabalhar com publicidade porque tinha o famoso glamour, os altos salários e tudo que o criativo criava virava referencia. Hoje os publicitários estão tentando outras profissões porque não aguentam mais o ritmo que as agências impõem.

Cansei de me sentir culpado porque não fui trabalhar no fim de semana ou feriado prolongado. Cansei de ser tachado de otário por trabalhar de graça para chefes tiranos e donos de agências que ganham o reconhecimento por um trabalho que eles nem colocaram a mão.

Enfim, meu horário de trabalho acabou por hoje. Não cheguei 9 horas da manhã, mas mesmo chegando 10:15 já cumpri minha carga horária de trabalho por hoje. Até porque, fiz 30 minutos de almoço, onde temos por direito 2 horas.

Se você não gostou do que apresentamos hoje, muda o prazo da apresentação, contrata mais profissionais qualificados para ajudar a criar ou simplesmente direciona o trabalho como um DC deve fazer, ao invés de falar que não tá nada legal.

Minha opinião sobre tudo isso está formada desde aquela reunião em que você deixou claro que somos profissionais medianos/medíocres e que no final, resultou em muitos profissionais trabalharem mais de 30 horas seguidas.

Amanhã podemos conversar pessoalmente ou se preferir pode me ignorar ou me demitir. Afinal, não chamamos (nome da agência) a toa.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *