fbpx
Thursday, June 4, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Rinocerontes: comércio de chifres gera muitos lucros

Impulsionado pela demanda implacável da Ásia, o chifre de rinoceronte está custando cerca de 65 mil dólares por quilo em…

By Redação , in Mundo News & Trends , at 19/05/2014 Tags:,

Impulsionado pela demanda implacável da Ásia, o chifre de rinoceronte está custando cerca de 65 mil dólares por quilo em mercados negros mundiais, tornando-se mais caro que o preço de rua da cocaína.

No entanto, as penas para o comércio de chifre de rinoceronte são apenas uma fração se compararmos as dos traficantes de drogas condenados, uma equação que acelerou dramaticamente o abate dos animais e tem os tornado suscetíveis a extinção.

Os especialistas que debatem como salvar o rinoceronte argumentam que a legalização do comércio de seus chifres poderia suavizar a colocação deste produto no mercado, reduzindo o preço e dissuadindo os caçadores furtivos.

Mas outros argumentam que o oposto pode resultar: A legalização removeria o estigma associado à compra e venda de mercadoria, provocando ainda mais a caça furtiva.

“Efetivamente o que você está fazendo é legitimar os atos criminosos” Mary Rice, diretor-executivo da Agência de Investigação Ambiental. “Os criminosos vão ser as mesmas pessoas que são os comerciantes de comércio ilegal”, explica Mary.

O comércio de chifre de rinoceronte foi efetivamente banido por toda a África e pela maior parte do mundo desde 1976 no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES), que foi ratificada pela maioria dos Estados membros das Nações Unidas.

Mas isso não impediu a demanda cada vez maior nas últimas décadas. Nos últimos anos, o mercado explodiu para satisfazer a procura insaciável em partes da Ásia, especialmente no Vietnã, onde acredita-se que o chifre do rinoceronte tenha propriedades medicinais que podem aliviar doenças que variam de meras ressacas ao câncer.

Os chifres são feitos de queratina, uma proteína semelhante que faz o cabelo e as unhas, sem quaisquer benefícios cientificamente comprovados. Os indivíduos ricos têm comprado chifres de rinoceronte inteiros para ostentar o seu status. E esse ciclo não para de crescer.

Em 2006, um chifre de rinoceronte era vendido por cerca de 760 dólraes. Hoje, o mesmo chifre pode custar 57 mil dólares. No mundo todo, o comércio agora movimenta 9,5 bilhões de dólares anualmente, de acordo com um relatório da Dalberg, uma empresa de consultoria de desenvolvimento.

No entanto, ainda que as recompensas do comércio tenham crescido exponencialmente  as penalidades não mantiveram o ritmo, seduzindo os operadores mais experientes na indústria.

“As sanções associadas ao tráfico de chifre de rinocerante não estão alinhadas com o seu valor”, segundo o relatório Dalberg. Na África do Sul, os caçadores ilegais que são pegos são multados em 14 mil dólares, enquanto os traficantes de cocaína passam cinco anos na prisão.

Em janeiro deste ano, um grupo chamado Economists at Large publicou outro estudo debatendo a questão da legalização do chifre de rinoceronte.

“Os estudos formais sugerem que prever o resultado da liberação do comércio é algo complexo e difícil de determinar”, segundo o grupo de pesquisadores. “Embora possa diminuir a pressão sobre a caça furtiva, como o chifre do rinoceronte é fornecido através do comércio legal não-letal, também existe um risco real de que o comércio possa dirigir um aumento na caça ilegal”, segundo a conclusão do estudo.

© 2014, IBTimes.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *