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Saiba como recuperar os músculos após o Carnaval

Carnaval é sinônimo de festa e muita curtição para grande parte dos brasileiros. E a quarta-feira de cinzas também é…

By Redação , in News & Trends Saúde & Bem-estar , at 10/02/2016

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Carnaval é sinônimo de festa e muita curtição para grande parte dos brasileiros. E a quarta-feira de cinzas também é conhecida como o dia de se recuperar dos exageros cometidos durante o período. Um dos sintomas mais comuns nesse dia é a dor muscular. “A musculatura de grande parte das pessoas não está preparada para essa sobrecarga que acontece durante o carnaval”, explica Emerson Lessa, fisioterapeuta e coordenador do Centro de Reabilitação do Hospital 9 de Julho.

Para diminuir a dor e ajudar a musculatura ele indica alguns exercícios e atividades.

  •          Atividade física de baixo impacto: um trote leve ou uma caminhada auxiliam na dissipação do ácido lático e no relaxamento muscular;
  •       Piscina: uma caminhada dentro d’água, uma natação leve ou uma hidroterapia recreativa auxiliam na diminuição da sobrecarga articular, no relaxamento muscular e na função circulatória;
  •         Gelo: quando ocorre uma lesão após trauma ou sobrecarga, membrana que envolve o músculo é afetada e o líquido intracelular entra em contato com o músculo, causando edema e odores. Para evitar que isso aconteça, é indicado compressas de gelo (dependendo do local da lesão) de 10 a 20 minutos de três a quatro vezes ao dia;
  •        Massagem: ela ajuda a aumentar a circulação sanguínea e proporciona relaxamento muscular, auxiliando na eliminação das substâncias que ajudam na destruição das células musculares e melhorando a sensação de fadiga e cansaço;
  •       Alongamentos: exercícios que provocam o alongamento do músculo também podem auxiliar na circulação sanguínea e no relaxamento muscular. No entanto, é importante que esse alongamento seja leve, para não piorar a dor.

Emerson Lessa destaca que repouso, hidratação e boa alimentação também são fundamentais para a recuperação muscular. “Quando dormimos nosso organismo gasta menos energia e isso auxilia na recuperação das lesões. Além disso, durante o sono o organismo libera o hormônio GH que auxilia no reparo muscular”, afirma. Ele lembra que o músculo precisa de pelo menos 24h de repouso para se recuperar.

O especialista ressalta que a hidratação é tão importante quanto o descanso. “Se não me hidrato adequadamente acabo prejudicando a eliminação de toxinas do organismo. A desidratação prejudica a recuperação celular e assim pioram as dores e a sensação de fadiga muscular”, diz. Ele indica o consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia e, para quem não tem restrições, ingerir isotônicos também é uma boa forma de se hidratar.

A alimentação tem como principal função repor os níveis de carboidrato no organismo. “Ele é importante para manter os níveis de glicogênio muscular e hepático”, explica. Massas, pães, arroz, batata e mel são alimentos indicados nesses casos.

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