fbpx
Tuesday, July 14, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Já viu essa? Sem-tetos não são bem-vindos em Honolulu, no Hawai

O Conselho da Cidade de Honolulu aprovou três projetos de lei, destinados a afastar os sem-tetos dos pontos turísticos da…

By Redação , in Mundo News & Trends Política , at 09/11/2014

Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia

O Conselho da Cidade de Honolulu aprovou três projetos de lei, destinados a afastar os sem-tetos dos pontos turísticos da capital do estado, proibindo também sentar e deitar nos pontos turísticos do popular bairro de Waikiki. Os decretos de lei vão agora ser enviados ao prefeito de Honolulu, Kirk Caldwell, para aprovação.

As autoridades estão pondeirando deixar os aproximadamente 4.700 sem-tetos de Oahu, a terceira maior ilha do Havai, a instalarem-se temporariamente na Sand Island. Esta ilha maioritariamente industrial, foi usada como um campo de internamento militar durante a II Guerra Mundial, para alojar nipo-americanos. A cidade já enfrentou fortes pressões por parte da industria do turismo, queixando-se dos sem-tetos, e um dos decretos de lei proíbe urinar e defecar nos espaços públicos de Waikiki.

“Nunca estive tão triste com uma coisa que tenhamos feito”, disse a Conselheira Kymberly Pine antes do voto, de acordo com o Star-Advertiser, um jornal de notícias local.

De acordo com os relatórios, um quarto projeto de lei, direcionado para impedir os sem-tetos de descansar nos pontos turísticos, não foi aprovado pelo Conselho. Alguns dos Conselheiros que votaram contra o decreto, levantaram a preocupação de que a cidade estava a criminalizar os sem-abrigo em vez de proporcionar assistência àqueles que precisam.

“Estamos fazendo com que as pessoas vejam os sem-tetos como objetos para varrer para o lado” disse o Conselheiro Breene Harimoto, de acordo com o The Associated Press. Harimoto, que votou contra todas as propostas, exceto aquela que proíbe urinar e defecar em publico na área de Waikiki, acrescentou ainda ter ficado muito perturbado pelos decretos de lei terem passado.

O governo de Caldwell está trabalhando num programa que providenciará alojamento permanente para os sem-tetos.

“Seja em que dia for, há mais de 100 espaços de abrigo disponíveis, mas as pessoas pediram opções diferentes, então isto é uma opção diferente”, disse Pamela Witty-Oakland, diretora do departamento de serviços comunitários da cidade, de acordo com o AP.

© 2014, Newsweek, Inc. All rights reserved.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *