fbpx

-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Tecnologia é tendência entre os recrutadores, saiba como se destacar

em News & Trends/Tecnologia e Ciência por

Para driblar a crise as empresas vêm usando os recursos tecnológicos a seu favor e adaptando os métodos de recrutamento e seleção. É inegável o avanço da tecnologia nos últimos anos, principalmente nas comunicações. A agilidade proporcionada por aplicativos e redes sociais faz com que esses recursos já ultrapassem a esfera da interação social, servindo também de valiosas ferramentas de negócios. Entrevistas online por meio de videoconferências estão cada vez mais comuns entre os profissionais de RH, e, dependendo da empresa e da etapa do processo seletivo, chegam até a substituir os encontros presenciais.

Em tempos de crise a tecnologia é uma grande aliada do empreendedor

Diante do atual cenário econômico do país as companhias buscam saídas para reduzir os custos e agilizar os processos que demandam muito tempo. Para isso, os profissionais de RH encontraram na tecnologia o respaldo necessário para continuar desempenhando suas tarefas de forma eficaz com uma redução de custos e, principalmente, de tempo consideráveis.

A entrevista remota é um dos recursos que vem ganhando cada vez mais espaço nas grandes empresas e facilita consideravelmente o dia a dia dos envolvidos no processo. O recurso elimina a barreira da distância, e, permite que o RH tenha contato com profissionais de qualquer região, evitando que o concorrente à vaga tenha que se deslocar até o local da entrevista. Além disso a empresa também não precisa se preocupar em disponibilizar um espaço para a seleção num primeiro momento. Outro quesito essencial que a entrevista remota proporciona é a otimização dos resultados: permitindo um filtro muito melhor e mais apurado do que o método tradicional. Em tempos de crise, onde sobram profissionais se candidatando aos mais variados tipos de vagas, este método permite que as empresas façam uma pré-seleção muito mais qualificada sem dispor de tantos recursos.

Para Rafael Pinheiro, gerente de recursos humanos, as empresas que utilizam esse método têm maior probabilidade de encontrar uma pessoa com o perfil ideal para a vaga de forma mais rápida em comparação com o sistema tradicional “Entrevistas por videoconferência são uma alternativa para agilizar as fases eliminatórias iniciais do processo, pois o currículo descreve as experiências e conhecimentos, mas o vídeo permite uma interação maior sem demandar tanto tempo quanto a entrevista presencial. Ele faz uma ponte desde o primeiro contato até a última entrevista, filtrando melhor os candidatos”.

Investimento em Tecnologia é essencial

Para realizar esse procedimento as empresas devem estar preparadas, com profissionais qualificados e uma infraestrutura adequada, afinal, a mesma seriedade exigida do candidato também deve ser transmitida pela organização para manter sua credibilidade e garantir a eficácia desse sistema de recrutamento.

De acordo com Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios o foco não deve ser apenas em recursos tecnológicos. Voltar a atenção para a imagem da empresa é muito importante principalmente no ambiente digital “Para atrair jovens conectados as organizações também devem se manter conectadas, isso significa estar presente nos meios que eles mais acessam. Nosso levantamento apontou que 35% dos entrevistados buscam vagas de emprego e estágio pelo Facebook e 26% também procuram através de sites ou plataformas de recrutamento, então manter uma página atualizada na rede social e um site dinâmico também em versão mobile é essencial – sem esses recursos as empresas não conseguem se conectar com os talentos e não conseguem passar uma boa impressão para o público jovem”.

O candidato deve ficar atento aos detalhes

Para se destacar entre dezenas e, ás vezes, centenas de concorrentes é necessário mostrar aptidão com os recursos tecnológicos e se atentar em outros itens. Candidatos que não tem muita afinidade com ferramentas digitais podem ser facilmente identificados nessa etapa, por isso é importante se preparar para atender a demanda exigida pelas grandes empresas.

Dados da Companhia de Estágios revelam que mais da metade dos jovens acham interessante e moderno o novo método e participariam do processo online, porém, cerca de 30% ainda prefere o modelo tradicional. De acordo com a psicóloga Greta Munhoz, é importante que esses jovens se adequem à essa tendência “Talvez devido à pouca intimidade com a tecnologia ou até mesmo problemas de se expressar, essa parcela de jovens ainda prefira o ambiente tradicional. Ainda assim é importante que estes candidatos se familiarizem com essas ferramentas e trabalhem suas habilidades interpessoais também no mundo digital. A cada dia mais empresas optam por este modelo de seleção e o candidato que não acompanhar esse ritmo, se torna menos competitivo”.

Outra modalidade em ascensão nos processos seletivos é o vídeo currículo, que, apesar de ainda ser pouco usado aqui no Brasil, já vem ganhando força nos Estados Unidos. Currículos criativos costumam ser bem aceitos em áreas artísticas ou de criação, que exigem um perfil mais dinâmico e interativo dos candidatos. Porém, essa tendência promete se estender também às áreas tradicionais, sendo mais uma aposta para agilizar e modernizar os processos seletivos.

Dicas para ir bem na entrevista virtual

  • Sempre verificar os equipamentos antes do início da entrevista para evitar falhas na câmera, microfone ou computador que possam dificultar ou impossibilitar a comunicação;
  • O nome de usuário ou endereço de e-mail são detalhes que não passam despercebidos pelos recrutadores, e, se forem muito informais passam uma imagem negativa logo de início;
  • É ideal fechar todas as abas desnecessárias e aplicativos do computador para evitar interferências;
  • Escolher um local tranquilo é importante, e quanto mais silencioso melhor, pois evita a dispersão do candidato e ruídos que podem atrapalhar a comunicação;
  • O momento exige planejamento, portanto se preparar antecipadamente é fundamental para que tudo corra bem e o candidato consiga se conectar no dia e hora marcados.
  • Se divulgar suas redes sociais no processo, faça um check-up para garantir que não tem nada que comprometa sua candidatura.

Inscrições abertas para processo seletivo online

A Companhia de Estágios abre processo seletivo para estudantes do ensino superior em parceria com a Eaton, empresa global de gerenciamento de energia e líder mundial no fornecimento de soluções de eficiência energética que conta com aproximadamente 97 mil funcionários e possui clientes em mais de 175 países. O processo seletivo será 80% online com testes de lógica e inglês e entrevista por vídeo que o candidato poderá realizar da própria casa. A etapa presencial ocorre em novembro direto na empresa e o cadastro deve ser feito através do site da Companhia de Estágios.

Informações das vagas

O programa oferece cerca de 100 vagas de estágio distribuídas entre Valinhos, Mogi Mirim, Jundiaí, São Paulo, São José dos Campos, Guaratinguetá, Porto Feliz, Votorantim e Caxias do Sul. Os cursos de interesse são administração, engenharias, relações internacionais, comunicação, propaganda e marketing, direito, sistemas de informação, comércio exterior, ciências contábeis, ciências econômicas, psicologia, secretariado, entre outros. Os contratados receberão bolsa auxílio no valor entre R$ 1,500.00 e R$ 1,700,00 mais benefícios. É preciso ter formação prevista para 2017 e 2019, inglês intermediário e bons conhecimentos do Pacote Office.

Para se inscrever basta fazer o cadastro no site da recrutadora www.ciadeestagios.com.br

loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

Últimos de News & Trends

Voltar p/ Capa