fbpx
Wednesday, September 23, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Trend Micro disseca diferenciais do cibercrime norte-americano: Drogas e roubos de dados online estão no ranking

A equipe de Pesquisa de Ameaças Futuras (FTR) da Trend Micro – empresa especializada na defesa de ameaças digitais e…

By Redação , in Tecnologia e Ciência , at 16/12/2015

A equipe de Pesquisa de Ameaças Futuras (FTR) da Trend Micro – empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem – acaba de divulgar o relatório: North American Underground: The Glass Tank que descreve as particularidades do submundo norte-americano.

A Trend Micro observou que diferentemente de países como a China ou Rússia, que seguem um modelo mais restrito na entrada de novos participantes, o mercado norte – americano é aberto a todos, não barrando a entrada de amadores. Isso encoraja a atividade cibercriminosa.

Alguns destaques do relatório:

– Contrabando de drogas e armas são os setores com maior crescimento no mercado clandestino norte-americano;

– O submundo norte-americano é muito mais do que apenas drogas e armas. Existe também a oferta de malware e kits de ataques além de dados roubados e contas comprometidas à venda;

– Compradores e vendedores “lavam” Bitcoins para fazer as transações no submundo cibercriminoso norte-americano.

Assassinatos por aluguel

Outro serviço popular percebido no mundo hacker norte – americano é o assassinato por aluguel. Um dos diferenciais de preço se estabelece pela popularidade da vítima: se for um alvo de conhecimento público por exemplo, o preço pode chegar a US$ 180.000 dólares.  Muitos sites garantem um certo nível de ‘’profissionalismo’’ e garantia de manter anônimo quem contrata o serviço.

Roubos de credenciais online e Cartões de Crédito

Vender informações e dados de cartões de crédito é ação muito comum. A clonagem de cartões é também praticada, mas vista pelos cibercriminosos como mais arriscada e fácil de ser pega em flagrante.

Os preços de ofertas em cartões de crédito variam conforme confiabilidade, garantia de manter o usuário anônimo na operação durante o processo de roubo de dados e país onde o cartão foi omitido: a maioria vem dos Estados Unidos, Canadá ou países europeus.

Outro ponto observado é o crescimento do mercado de contas comprometidas da Netflix e do Spotify: dando aos cibercriminosos a oportunidade de “usar” contas legítimas de outras pessoas sem que elas saibam.

Drogas

Um dos objetivos centrais do Underground Norte-Americano foi tornar mais fácil a venda de drogas e troca de negociações em fóruns clandestinos.

As pessoas envolvidas nas transações muitas vezes usam códigos para disfarçar o que estão procurando ou vendendo. Algumas substâncias são vendidas sob disfarce com nome de comidas.

Um ponto de atenção na compra e venda de drogas é que por envolver a troca de itens físicos (ao contrário da venda de malwares e informações digitais), por isso muitos passos estão envolvidos para certificar que tanto compradores quanto vendedores estejam anônimos.

A facilidade de se comunicar com outros países e regiões pelo fato da língua inglesa ser o idioma nativo, faz com que o underground Norte Americano seja mais facilmente alcançado e aberto para a comunidade virtual no submundo da Internet. Qualquer um que entenda inglês pode fazer parte de um fórum clandestino ou negociar com outros países e regiões.

A equipe de Pesquisa de Ameaças Futuras (FTR) da Trend Micro concluiu que o cenário cibercriminoso da América do Norte se caracteriza por seu contínuo aprimoramento, não só dos produtos e serviços oferecidos, mas também pela facilidade de uso para o acesso de compradores e vendedores.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *