fbpx
Monday, July 13, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Vencedor do “Melhor Filme Experimental”, fala sobre a sua carreira e projetos em Los Angeles

Siôn Ribeiro Joseph, um jovem produtor e director internacional, ganhou o cobiçado premio de “Melhor Filme Experimental’ no Festival de…

By Redação , in News & Trends The São Paulo Times , at 18/10/2016 Tags:,

Siôn Ribeiro Joseph, um jovem produtor e director internacional, ganhou o cobiçado premio de “Melhor Filme Experimental’ no Festival de Cinema do São Paulo Times e o título de “Melhor Produtor” no Festival TMC de Londres, com a sua curta-metragem “Crude”.

Siôn Ribeiro Joseph, filho de um pai galês e mãe portuguesa, cresceu expatriado, viajando extensivamente pelo mundo fora, encontrando culturas diferentes. Desde muito jovem, ele sabia que a sua paixão era contar histórias que cativavam a atenção de toda a gente. O Siôn sabia que filme seria a ferramenta necessária para alcançar este objectivo e decidiu iniciar a sua carreira de sonho em 2013, indo estudar para a Academia Cinematográfica de Nova Iorque (New York Film Academy). Após os seus estudos em Nova Iorque, Siôn foi viver para Los Angeles para continuar a sua carreira como um produtor e director na Meca do cinema.

Siôn trabalhou em muitos projectos a nível profissional, incluindo a produção de vídeos de música para a Shanice Wilson, cantora nomeada para receber um premio Grammy, e a produção/direção de projetos comerciais e curtas-metragens no Médio Oriente. A sua curta-metragem para a Qatar Airways foi difundida na frota aérea mais prestigiosa do mundo.

Ele diz da sua carreira: “Muitas pessoas parecem estar ligeiramente confusas acerca do que um produtor faz na indústria cinematográfica. Esta confusão e devida ao facto de os produtores terem diversas funções dentro de um projeto. Cada dia tem os seus proprios desafios. Alguns dias você pode estar lidando com orçamentos, no próximo dia preparando o local onde filmar, lidando com recrutamento de pessoal ou com a logística de transporte de carga. Para mim, produzir filmes é encontrar um diretor ou um escritor que seja completamente obssecado por realizar um conceito ou uma ideia, trabalhando ao lado dele criativamente, em todas as funções que compõem a “produção” e trabalhando incessantemente para criar uma história sublime com apenas algumas ferramentas”

13072867_880075055435972_5984925293026838574_oO Siôn levou a sua carreira e a sua obra por todo o mundo, dos Estados Unidos ao Médio Oriente e ao Sudeste Asiático, com o objectivo de colaborar com pessoas de diferentes origens cinematograficas, para compreender e aprender a contar estórias e a apelar a um público culturalmente diversificado.

“Tendo trabalhado em produções de grande escala e tendo trabalhando com pessoas notáveis na indústria de filme, eu senti-me verdadeiramente abençoado e honrado por ter esta experiência tão cedo na minha carreira. Espero que com tempo e com novas e diversas oportunidades de trabalho, eu possa crescer e desenvolver como um produtor de filmes e diretor de modo a que todas as minhas ideias e conceitos possam ser tornadas realidade.

O seu mais recente e aclamado projecto, “Crude”, é um filme experimental filmado no Médio Oriente, com base nos temas da ‘mulher’ e o ‘impacto prejudicial sobre a terra devido à exploração humana dos recursos naturais’. Ele teve uma excelente recepção em festivais cinematográficos, com dez seleções oficiais para festivais, “Melhor Filme Experimental” no Festival cinematografico do São Paulo Times e “Melhor produtor” no Festival TMC de Londres.

‘Crude’ foi um projeto longo e por vezes um projecto verdadeiramente estressante. Quando você tem que lidar com mudanças climatéricas no deserto do Médio Oriente, juntamente com uma equipa muito pequena , filmar um filme pode-se rapidamente tornar um grande desafio. Se você acredita no seu projeto suficientemente e tem uma verdadeira paixão por cinema e por completar a sua visão, então nada sera um obstáculo para si como cineasta. Tivemos muitos problemas, desde o pessoal não estar disponível para filmar até não ter câmara de filmar, por causa de ter que usar empresas de aluguel de equipamento diferentes devido à falta de equipamento de cinema no Médio Oriente. Eu sinto que a equipa de realizacao pode pensar em todas as horas de trabalho duro que completou e sentir orgulho pelo que conseguimos produzir com o nosso trabalho.”

13938477_10154325814215135_8494231055023746936_n

O próximo projeto do Sion é intitulado “Prime”. Irá girar à voltade um protagonista que tenta salvar pessoas inocentes durante uma guerra entre nações, num futuro distópico não muito distante. A estela deste projeto sera um dos atores principais do filme ‘Patriots Day’ de Peter Berg e Mark Walberg, Themo Melikidze. “Prime é um projecto em que tenho estado a pensar desde antes de começar os meus estudos na escola de cinema. Revolve à volta da estória de um personagem que deseja ser a pessoa que muda o mundo à sua volta. Eu senti que em vez de comecar a filmar um filme desta magnitude no inicio da minha carreira, seria muito mais gratificante desenvolver a minha competência e acumular experiência até eu chegar ao ponto em que posso dizer honestamente que estou pronto para realizar este conceito”

Entre produções de projetos de grande escala, Sion filma uma série de curtas-metragens para a sua série de viagens, intitulado “Um dia no Planeta Terra”.

“Filmar pelo globo inteiro é uma experiência unica. Ver o mundo através de uma lente da câmera e gravar as experiências de pessoas comuns em países diferentes tornou-se rapidamente uma paixão para mim. Permite mostrar a vida das pessoas e os locais onde elas vivem como eles são verdadeiramente, sem escolher selectivamente aquilo que é retratado. É uma experiência que me deixa igualmente humilde e inspirado. Nada me faz sentir mais vivo do que filmar a apenas alguns centimetros de um tigre de Bengala! Com o equipamento cada vez mais barato e mais acessível à maioria das pessoas, há cada vez menos obstaculos a qualquer pessoa pegar numa camara e criar estorias visuais”

Você pode seguir o Siôn no Instagram, Twitter e Facebook e no seu site oficial www.SRJFilms.com

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *