fbpx
Friday, July 3, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Você sabe qual a importância da prescrição de fitoterápicos?

A Fitoterapia e Suplementação Nutricional são temas extremamente atuais, que visam ampliar o trabalho do nutricionista, focando não só na…

By Redação , in Saúde & Bem-estar , at 12/11/2014

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Fitoterapia e Suplementação Nutricional são temas extremamente atuais, que visam ampliar o trabalho do nutricionista, focando não só na quantidade e qualidade da dieta, mas também nas propriedades fitoquímicas dos fitoterápicos em diferentes fases da vida e no tratamento de diferentes doenças.

Além disso, atualmente as pesquisas científicas mostram que existem em diferentes situações, como exercício e doenças; necessidades nutricionais específicas tornando necessária a suplementação nutricional com vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos, lipídios e ácidos graxos, carboidratos e fibras; isolados ou associados entre si.
Tendo em vista as características generalistas dos cursos de Graduação em Nutrição, que não permitem que sejam abordados diversos temas com profundidade, torna-se necessário o estudo continuado através dos cursos de Pós-graduação.
O curso de Fitoterapia e Suplementação Nutricional pretende abordar os diversos aspectos da prescrição de fitoterápicos e suplementação nutricional, com enfoque desde a bioquímica, fisiopatologia e farmacologia, até as propostas mais recentes da fitoterapia e suplementação.
Tendo isso em vista, serão apresentadas discussões sobre as características epidemiológicas e medidas específicas de promoção da saúde e prevenção de doenças em diferentes fases da vida; já que o investimento nesses fatores é decisivo não só para garantir qualidade de vida, mas também evitar gastos com hospitalização, que a cada dia se torna mais cara em razão do alto grau de sofisticação em que se encontra a medicina moderna.
Hábitos alimentares saudáveis reduzem significativamente as chances do desenvolvimento de diversas doenças, especialmente quando implementadas precocemente. Todos os alimentos têm propriedades nutricionais, mas alguns nutrientes possuem funções benéficas particulares. Os fitoquímicos, por exemplo, são substâncias capazes de melhorar a saúde e reduzir o risco de doenças.
Devido a grande demanda este curso de Pós-graduação Lato Sensu é destinado ao estudo dos Suplementos e Fitoterápicos na Nutrição Clínica e Esportiva como forma de melhorar a qualificação profissional e como estratégia para complementar a prescrição dietética é de extrema importância. Além disso, será obrigatório a partir de 25 de junho de 2016 o certificado de Pós-graduação Lato Sensu na área ou título de Especialista para nutricionistas que prescrevem Fitoterápicos ou Preparações Magistrais, de acordo com a resolução 525/2013 do CFN.
Gabriela é nutricionista, Mestre em Educação Física e Coordenadora de Nutrição da Ztrack Esporte e Saúde. Atua também como consultora e assessora nutricional para empresas e profissionais. 

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *