Connect with us

Sugestão de dicas: Volta às aulas

Published

on

estudanteApós as férias de julho, alunos já retomam as aulas na próxima semana. De olho no retorno deles, alguns professores e coordenadores dão dicas de como voltar ao horário normal, como revisar o conteúdo e como os pais podem ajudar nesse processo.

“O início das aulas no mês de agosto pede uma retomada breve de conteúdos por parte dos professores, com o objetivo de sintonizar os alunos que ficaram muitos dias sem contato com os temas estudados anteriormente”, afirma Fabiana Litrenta, coordenadora do Junior 4 e Junior 5 da Escola Internacional de Alphaville (4º e 5º ano do Ensino Fundamental).

Os alunos que alteraram o ritmo e o sono durante as férias, devem acertar o relógio gradualmente. “Alguns dias antes do retorno às aulas, é recomendável buscar dormir mais cedo e diminuir os estímulos no momento do descanso e do sono”, afirma Vanessa Gonçalves Andrade, orientadora educacional do Ensino Médio do Colégio Franciscano Pio XII.

Vanessa ainda sugere que os alunos com baixo rendimento façam um cronograma de estudos para levantar quais são as dificuldades e refazer provas e exercícios. “Sugerimos a esses alunos que não foram bem em algumas matérias estudarem em pequenos grupos, ou mesmo buscar um colega de sala, no momento de retomar os conteúdos”, ressaltando que há várias linguagens e modos de estudo. “Quando trocamos informações com um colega, podemos ter ideias de como trabalhar estes procedimentos de estudo, de forma diversificada, agregando novos conhecimentos”.

O auxílio dos pais é muito importante para que eles entrem no ritmo novamente. “Os pais devem acompanhar essa rotina de retomada, pois as crianças devem ser orientadas. É imprescindível a participação dos adultos oferecendo recursos e estratégias para que seus filhos executem o que se espera”, pondera Fabiana, da Internacional. “Outro ponto importante é auxiliar na verificação do material escolar, constatar se todos os livros e cadernos estão na mochila, se todo o material está no estojo, se havia alguma solicitação feita pelos professores para ser entregue no retorno das férias; tudo isso traz uma ideia de responsabilidade para a criança, além de já ajudar a entrar na vibração do retorno às aulas.

A coordenadora também enfatiza que, se possível, os pais levem seus filhos no primeiro dia de aula. “Eles se sentem mais motivados e felizes”.

Segundo a professora da Educação Infantil do Colégio Mary Ward, Alana de Souza Valim, é comum que as crianças se sintam inseguras no primeiro dia na escola, pois estão longe da mãe, da casa, dos brinquedos preferidos, uma vez que este é também o início de um novo ciclo em suas vidas. Por isso, para fazer com que esta experiência seja bastante positiva, a instituição realiza várias atividades lúdicas e atraentes, proporcionando um maior entrosamento entre os alunos. “Com o objetivo de propiciar um momento de maior descontração, entre as atividades realizamos a “Chuvinha de Papéis”. Em roda, ao som de músicas calmas, as crianças manipulam e rasgam livremente diferentes tipos de papéis. Na sequência, juntamos todos os papéis, o jogamos e fazemos a chuvinha, este é um momento de diversão, no qual os pequenos se expressam e se sentem acolhidos”, explica.

Além disso, são realizadas oficinas de pintura, utilizando tintas guache, plástica, pincéis entre outros materiais. Para Valim, outra forma de aproximá-los cada vez mais dos colegas e professores, é com a realização de uma roda de conversa para que se conheçam melhor e se sintam mais seguros e confiantes. “No decorrer dos dias sentimos que nossos alunos conseguem se adaptar, e conquistam, por meio do convívio com seus amigos e com a professora, uma confiança maior. Os pais também possuem um papel importante neste processo, quanto mais estiverem presentes, interessados e confiantes no trabalho desenvolvido no Colégio, melhor será a adaptação de seu filho”, conclui.

A psicóloga do Colégio Humboldt, Karin Kenzler, afirma que para os “iniciantes” é normal a ansiedade dos pais nesta nova fase dos filhos, porém, esta mudança é necessária e saudável. “Transforme este momento em algo gostoso e agradável. Encoraje o seu filho, mostre ou retome as coisas que são legais e significativas, o quanto será prazeroso reencontrar ou conhecer novos amigos, e que terá uma pessoa o esperando: a professora! Tenha em mente que a escola é um lugar de aprendizagem e esta deve ser prazerosa, afinal de contas, tem coisa melhor do que novas descobertas”, afirma.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times