Três maneiras surpreendentes de aprimorar o inglês usando a tecnologia

Published

on

Foto: Reprodução

A economia global criou tamanha demanda para a comunicação intercultural que não é mais possível ignorar a necessidade de se aprender outro idioma, seja por necessidade ou por uma oportunidade de negócios a ser explorada. A afirmação de que o número de pessoas aprendendo Inglês na China é maior que o número de pessoas morando nos Estados Unidos não apenas é verdadeira, como também dá uma ideia da imensa demanda pelo aprendizado de idiomas em todo o mundo nos dias de hoje.

Contudo, existe um grande problema de escala: há falta de professores qualificados para atender essa crescente demanda. Por isso, todos, desde instituições de ensino até novos negócios, estão utilizando a tecnologia para preencher esta lacuna. O desafio é que, após décadas de pesquisas, sabemos que aprender um idioma requer investimento significativo de tempo e de esforço. E a maioria das pessoas não está disposta a fazer esse investimento, a não ser que o que elas estejam aprendendo seja relevante para sua rotina diária.

Uma maneira simples de aprimorar o idioma é aproveitar as tecnologias atuais que não foram necessariamente planejadas para ensinar línguas, mas que podem ser utilizadas para auxiliar nos momentos em que estamos mais receptíveis. Aqui estão algumas dicas para treinar o idioma em atividades diárias e até em momentos de lazer:

Assista a filmes com legendas no idioma em aprendizado – Assistir a filmes ou programas de TV falados em um idioma que você esteja aprendendo é uma ótima maneira de conseguir a autêntica prática auditiva necessária para melhorar sua proficiência. Ao contrário do que muitos pensam, assistir a filmes internacionais com legendas em seu idioma nativo não irá melhorar suas habilidades na língua estrangeira. Isso porque a leitura ocupa o lugar da audição e você não presta atenção à fala. Após alguns minutos de adaptação às legendas, você não estará mais consciente de que está lendo.  No entanto, você pode assistir aos filmes com legendas na língua que está aprendendo, o que aumenta a probabilidade de entender o vídeo e assimilar as idéias apresentadas.

Ouça instruções – O GPS do seu carro pode parecer um instrumento improvável para melhorar suas habilidades com um idioma estrangeiro, mas se você mudar as configurações do aparelho para a língua que está estudando, terá uma prática autêntica, do mundo real, de como seguir instruções em um novo idioma. Pesquisas comprovaram que o aprendizado baseado em tarefas de uma rotina diária torna-se muito eficiente. Portanto, a técnica do GPS funciona bem por duas razões: Em primeiro lugar o aluno obtém a prática de compreensão oral com consequências bem reais. Se não seguir as instruções, não chegará ao seu destino. Em segundo lugar, existe um contexto e informações de apoio que podem ajudar a entender o idioma, como os direcionamentos destacados no mapa. Inicialmente, o aluno pode usar o GPS em um caminho já conhecido, apenas para aprender novas palavras para as instruções que já está seguindo. Quando estiver em um nível mais avançado, pode utilizar o GPS em caminhos desconhecidos, o que causará uma pressão muito maior mas o ajudara a aprender novas habilidades. 

Mude suas configurações – Mudar as configurações do idioma em seu telefone celular, computador ou tablet pode ser um exercício frustrante. Mas, se você estiver empenhado em aprender um idioma, a mudança das configurações pode ser uma oportunidade de usar o novo idioma para realizar tarefas que já está habituado a fazer, como organizar e filtrar e-mails, procurar aplicativos e navegar na internet.  Assim como na recomendação sobre o GPS, dessa maneira, você já tem algum contexto para o novo vocabulário que está aprendendo e alguma noção sobre como concluir essas tarefas, o que é bastante útil. Também terá oportunidades frequentes de exercitar suas habilidades de leitura já que todas as vezes que precisar abrir um aplicativo, verificar seu e-mail ou achar um documento, será obrigado a praticar a língua que está aprendendo. Quando estiver mais confiante, tente fazer isso no caixa automático do banco.

Advertisement

Trending

Sair da versão mobile