Connect with us

Tudo dura 27 dias

Published

on

CassioZanata

Tudo dura 27 dias

Tudo dura 27 dias. O encanto com uma Copa do Mundo dura 27 dias. O frasco de shampoo, nas férias, dura esse tempo exato. O mesmo tempo em dias, noites e madrugadas que um livro leva para nos fazer para sempre cativos. 27 dias se leva para eleger um Papa. Ou um cisco para ir de Muzambinho a Palmas. Ou a jura do juízo para se dissolver no salto em falso.

Uma paixão sem consequência dura isso. O quanto deveria ter durado a outra, tortura de tempos. A hipnose dos olhos cravados nas mãos que prendem o cabelo para trás deve durar 27 dias. Se for mais, lascou-se para sempre. A tristeza dura esse tempo, muito mais do que o Carnaval – que não há justiça nessa vida.

Aquele bolo meio sem graça dura isso, até ficar seco e todo sem graça. A pasta de dentes de um casal dura 27 dias. Mas o vidro de picles aberto na geladeira, atenção que não. A vida útil de um cuco coreano que imita um austríaco dura nem isso. Menos de 27 dias dura o salário. A gestação da chinchila é de 27 dias (chute total, mas em até 27 dias eu confirmo). O ódio, pena, não tem data de validade tão curta.

Uma desilusão deveria durar isso. Mas não, ela se renova a cada 27 dias. A cada 27 dias perdem-se muitos anos de vida. Mas um mês bom nem precisa durar tanto. A leveza que se traz na mala na viagem de volta dura 27 dias. Mais que um suspiro mas menos que uma rosa. Que um pernilongo. O hic do soluço. Em 27 dias se cura a otite do ouvido esquerdo. E se nesse prazo o cidadão não aprender a tocar agogô, esquece. 27 dias dura a obsessão de ouvir Nina Simone sem parar. No 28° dia, pausa. Para retornar algum tempo depois para novo ciclo de dependência.

Advertisement

27 dias, no máximo, estourando, deveria durar o tempo que a gente não se vê. 27 dias leva uma criança para aterrisar de uma volta ao mundo que ela mesma criou. 27 dias em Tiradentes não bastam. 27 dias ininterruptos deveria ficar o amor na horizontal. 27 dias vai durar o Apocalipse. Vinte e sete dias duram bem mais do que 27 dias. 26 dias dura o tempo do incompleto.

__________________________________________________________________________________________________________
Cássio Zanatta é natural de São José do Rio Pardo, o que explica muita coisa. Escreve crônicas há um bom tempo – convenhamos, já estava na hora de aprender. © 2014.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times