Connect with us

Istambul: a nova cidade da moda

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

No requintado bairro de Nisantasi, em Istambul, um pequeno grupo de designers de moda se reuniu na sala de exposições da agência L’ Appart PR, sediada em Paris, para mostrar suas linhas mais recentes e as raízes locais.

Merve Bayindir, a neta do famoso pintor turco Mehmet Ruhi, trabalhava como psicóloga em Toronto, até que, há apenas alguns anos, abandonou essa carreira para desenhar chapéus extravagantes. O design de moda ainda é um recém-nascido na Turquia, tanto que Bayindir não conseguiu encontrar os blocos de madeira usados para moldar os chapéus e decidiu fazê-los.

Bayindir está fazendo muito bem. Ela é parte de uma crescente legião de designers que convida o mundo da moda a prestar atenção na Turquia. As semanas de moda há cinco anos, em Istambul, foram realizadas em uma tenda com ar-condicionado. Agora, são sediadas no elegante museu moderno de Istambul.

A cena fashion da Turquia está explodindo graças ao status de Istambul como um quê de cidade internacional. O esforço do país para aumentar o valor das exportações é facilitado pela internet, uma vez que o posicionamento geográfico lhe permite que haja acessos de todo o patrimônio cultural da Europa e Ásia para a busca de inspiração.

Os designers de toda a cidade estão bem-sucedidos o suficiente para começar suas próprias marcas e se mudar para grandes estúdios, salas de exposições e até mesmo lojas.

Advertisement

Depois de sete anos em Milão, trabalhando em uma empresa de exportação, Gül Agis foi promovida a chefe de design, com clientes como Zara e H&M, antes de seu patrão encorajá-la a começar sua própria linha, em 2008. Seus produtos são vendidos em lojas de toda a Europa e no Oriente Médio. Uma de suas coleções lida com a prática de longa data em algumas partes da Turquia das jovens mulheres casadas à força – por suas próprias famílias – com homens muito mais velhos.

A designer Mehtap Elaidi lembra de participar de algumas mostra e passar por constrangimentos, depois dos compradores amarem sua coleção e descobrir que ela era da Turquia.

Bayindir, a designer de chapéus, está em êxtase por estar em casa novamente, em um país que sempre se preocupou sobre a maneira de se vestir. “As pessoas cuidam de sua aparência na Turquia”, declarou Bayindir.

© 2014, Newsweek.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times