
Uma forma de ensinar jovens a economizar
Questões financeiras são problemas para boa parte da população adulta e interfere em diversas áreas da vida pessoal, inclusive em casamentos. Mais que muito ou pouco dinheiro, o importante é saber lidar com o dinheiro que se tem.
Ocorre que a maioria das pessoas não tem uma orientação sobre como resolver problemas financeiros. E, conforme a vida vai passando, elas vão se enrolando mais. Aprender a controlar o dinheiro desde cedo é essencial e também impacta diretamente na economia do país.
Ao contrário do que muitos imaginam, a educação financeira pode ser simples e descomplicada. Para auxiliar pais e professores nessa tarefa, uma ferramenta digital bacana é o jogo gratuito Mesadinha (http://www.mesadinha.com/), criado para as faixas de idade que estão cursando ensino médio ou fundamental.
De forma lúdica, o jogo auxilia o jovem a visualizar sua renda (ou da família), os gastos, quanto poupar, etc. A ideia é despertar nos jovens a atração pelo tema e ensiná-lo a se organizar. E, claro, pode ser usado por adultos que desejam aprender sobre o assunto.
O jogo consiste em uma batalha entre o exército dos gastos contra o exército da economia, formando um mapa, onde o estudante pode inserir suas informações para compor o cenário. E também é possível optar pela visualização em forma de planilha, descrevendo detalhadamente cada situação, ou por meio de gráficos.
Mais que um controle de economias próprias, o jovem pode auxiliar a fazer o controle financeiro familiar. Um dos recursos do Mesadinha é cadastrar um objetivo – que pode ser do jovem ou da família, por exemplo, como fazer uma viagem, comprar uma televisão, etc. Todo mês o sistema calcula os gastos e as economias e mostra quanto desse objetivo tem reservado e quanto falta para ser atingido.
Para os professores utilizarem na escola
O jogo também pode ser ensinado em sala de aula ou recomendado por professores. Além da administração financeira, ele ajuda em conteúdos como matemática básica, porcentagem, matemática financeira, razão e proporção.
E para facilitar, os desenvolvedores do jogo disponibilizam um manual para o professor, que você confere em http://mesadinha.com/guiadoprof.pdf
__________________________________________________________________________________________________________
Claudia Giron Munck é Publicitária, Relações Públicas, especializada em Marketing e Mídias Digitais. Atua na área de Comunicação do Sesc SP e é Coordenadora Editorial da Revista Gente Nova.