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Uso indevido de smartphones pode causar desde problemas posturais até artrose nos dedos

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celularSe tornou lugar comum afirmar que a troca de mensagens instantâneas, feita de maneira excessiva, e por meio de smartphones, pode isolar pessoas do convívio social e causar efeitos negativos nas relações de amizade, estudo e trabalho. Porém, o problema pode ser ainda maior. De acordo com especialistas, o uso indevido e constante desses aparelhos pode causar desde problemas posturais até artrose nos dedos.

A fisioterapeuta Amanda Hiunes Rodriguez, da clínica Vivenciar Studio do Movimento, de São Paulo, afirma que vários problemas podem estar relacionados ao uso exagerado de celulares. “Como fatores prejudiciais, destacamos a posição anteriorizada e fletida da região do pescoço e o levantamento  de ombro: posições que favorecem a compressão de nervos cervicais podendo causar parestesia (sensação de formigamento) de braços e mãos, fraqueza muscular, boca seca, enxaquecas, além de encurtamento muscular e rigidez”.

Para Rodriguez, o uso abusivo dos aparelhos acaba acarretando diversos problemas, como artrose do dedo polegar, muito visto também na época dos aparelhos blackberry. Ela afirma ainda que, com relação a postura corporal, a utilização indiscriminada de tablets e smartphones causa alteração principalmente na cintura escapular, que engloba alterações na coluna cervical e articulação do ombro. Isso ocorre, pela manutenção da isometria dos membros superiores e anteriorização da cabeça de forma constante. Além dessa alteração biomecânica, o que implica em um impacto maior é o aumento do tempo concentrado nesses aparelhos, forçando a musculatura ocular, o que causa vista cansada e outros distúrbios como dores de cabeça.

Como recomendação, a fisioterapeuta afirma que os usuários devem se policiar ao utilizar os aparelhos, adotando uma postura ereta e os ombros relaxados. Além disso, é importante realizar pausas e alongamentos ao longo do dia para descanso da concentração, visão e permitir o relaxamento dos membros superiores e a mudança de posição do corpo. Os alongamentos devem ser específicos para a região da cintura escapular, punho e mãos e serem realizados com freqüência, tendo ou não desconforto, para que atuem como prevenção de encurtamentos musculares e tensões.

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