Connect with us

Veja como deixar o seu currículo mais atraente para os recrutadores.

Published

on

negociosEspecialista em RH cita os principais erros cometidos na elaboração do CV e indica como enriquecê-lo.

O candidato tem uma boa experiência profissional, boa formação, bons conhecimentos, e mesmo assim não é chamado para os processos seletivos almejados. Existe uma razão para isso: o currículo não demonstra o quanto bom é o pretendente. “Isso se deve a cinco erros básicos cometidos no desenvolvimento do documento, são eles: omissão de dados relevantes, lacunas sem explicações, ser evasivo na experiência profissional, utilizar auto-elogios e manter informações desatualizadas”, explica o especialista em recursos humanos Ricardo Karpat.

Karpat afirma ser fundamental que o candidato nunca deixe de citar suas experiências profissionais e conhecimentos técnicos, outro detalhe importante é aprofundar as aptidões e as principais atividades executadas nos últimos trabalhos. “A falta de justificativas para longos períodos sem trabalho podem causar interpretações erradas por parte do recrutador; uma apresentação pessoal recheada de elogios não trará benefícios – deixe que os outros façam isso por você – pois o recrutador irá consultar seus últimos empregos; e, por fim, seu currículo deve estar sempre atualizado, caso contrário, você poderá ser excluído devido a essa defasagem”, alerta o especialista.

Por outro lado, para deixar o currículo mais atraente e ampliar as chances de ser selecionado, o candidato deve detalhar dados pessoais básicos como nome, endereço, idade e contatos; ser objetivo na descrição da função que deseja exercer; colocar, em ordem cronológica, o histórico profissional e o histórico acadêmico; bem como indicar, de forma objetiva, conhecimentos em outros idiomas, sistemas e habilidades técnicas.

“O candidato pode colocar mais de uma função pretendida, porém não é indicado que diversifique muitas áreas, pois isso demonstra falta de foco; o histórico profissional deve ser citado do emprego mais recente para o mais antigo, contendo nome da empresa, segmento, ano de entrada e saída, cargo ocupado e principais atribuições”, detalha Karpat.

O especialista lembra também da importância na parte estética do documento. “Utilize fontes clássicas como Arial, Verdana ou Times New Roman, tamanho da letra de 10 a 12, na cor preta, com títulos em negrito e impresso em papel sulfite branco”, define.

Para finalizar, Karpat recomenda que o currículo seja lido e relido antes de disponibilizá-lo ao mercado de trabalho. “Caso contenha algum erro de português, de configuração ou discordância de datas, você será imediatamente descartado, pois será corretamente julgado como desleixado”. O especialista garante: “seguindo essas recomendações, seu currículo estará mais atraente e você terá a oportunidade de participar de novos processos seletivos. Com todos os passos descritos acima, prepare-se para muitas entrevistas”, conclui.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times