Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mais idosos no volante, menos jovens nas autoescolas — o que está acontecendo?

Picture of Marcella Izzo

Marcella Izzo

As Gerações Y e Z dirigem com menos frequência do que a Geração X e os Baby Boomers. O índice de dirigibilidade entre as gerações mais jovens é de 42% e 38%, respectivamente; entre as mais experientes, os números sobem para 52% e 51%, conforme apontam dados divulgados pela Localiza&Co no estudo “Mobilidade Através das Gerações”.

A pesquisa investiga como diferentes gerações se relacionam com a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Curiosamente, embora dirijam mais, o volume de habilitados que não dirigem também é maior entre as gerações mais experientes (26% em ambas contra 21% da Geração Y e 18% da Geração Z).  

Entre os principais motivos apontados pelos entrevistados que possuem CNH, mas não dirigem com frequência, a falta de um carro próprio lidera, sendo mencionada por 29% do total. Esse número é ainda maior entre os mais jovens, com 41% afirmando que a ausência de um veículo desestimula o uso da habilitação.

Outros fatores citados incluem a falta de necessidade de dirigir (28%) e a preferência por outros meios de transporte (19%). O medo de dirigir aparece em quarto lugar, com 15% dos entrevistados mencionando esse receio, sendo a geração Y a mais impactada, com 25% dos respondentes relatando essa preocupação.  

geração Y

O estudo também identificou os fatores que influenciam a escolha do meio de transporte no dia a dia. Conveniência e economia de tempo são as prioridades para todas as gerações. Ao todo, 62% dos entrevistados afirmaram que escolhem o meio de transporte que permite economizar mais tempo, enquanto 44% valorizam trajetos diretos.

Entre as diferenças geracionais, 48,1% dos Baby Boomers priorizam a economia de tempo e a chegada rápida ao destino. Já 36,3% da geração Z destacam a importância de saber o horário exato de partidas e chegadas, enquanto apenas 19,1% escolhem seu transporte com base no custo.  

O interesse pela CNH

A diferença geracional se acentua entre aqueles que não possuem CNH. Entre os Baby Boomers, 15% afirmam que nunca tiraram a carteira e não têm interesse em obtê-la, enquanto 6% da geração X compartilham desse desinteresse. Apenas 8% dos mais velhos demonstram intenção de iniciar o processo de habilitação no futuro. 

Já a geração Z se destaca pelo maior engajamento: 41% dos entrevistados desse grupo que ainda não possuem CNH pretendem tirá-la, enquanto apenas 3% afirmam que não têm interesse. A geração Y apresenta comportamento semelhante, com 32% interessados em obter a carteira e 4% sem intenção de dirigir.  

Segundo Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co, a pesquisa já havia mostrado como as diferentes gerações ainda enxergam valor na posse e no uso do carro. Agora, ela ajuda a entender como cada grupo encara a necessidade de obter ou não a documentação necessária para dirigir, permitindo que marcas atendam a essas demandas. 

O levantamento foi realizado entre abril e junho de 2024 e ouviu 1.600 brasileiros de todas as regiões do país, acima de 18 anos, em um painel oferecido pela Offerwise.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.