Durante a segunda edição do Web Summit Rio, que aconteceu em abril deste ano e reuniu quase 35 mil pessoas de mais de 100 países, o banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país e patrocinador do evento, se aproximou dos participantes presentes por meio de uma ativação em seu estande que resultou em uma pesquisa que demonstrou que 52% do público participante considera que inteligência artificial deve ser o tema de maior relevância no mercado financeiro nos próximos anos.
Com a ajuda da Bolder, uma consultoria de inovação corporativa que oferece soluções de negócios customizadas para empresas, o banco instalou um mural interativo para compreender o nível de conhecimento dos presentes no evento sobre o ecossistema do mercado financeiro. Quem passou pelo estande e mural pôde elencar quais as próximas tendências financeiras. Para 52% deles será a Inteligência Artificial (IA); 19% acreditam ser as criptomoedas; 17% disseram ser as moedas digitais e o Drex para 12%.
Em outra questão, 49% deles responderam que seu conhecimento sobre o Sistema Financeiro Nacional é médio e apenas 25% deles consideram alto. Já quando questionados sobre quem são no Open Finance, 37% responderam que acreditam ser como o Pix – colaborador que faz tudo rápido e o famoso “pau para toda obra”; outros 37% se consideram o Beyond Banking – colaborador que é super antenado, quer ajudar todas as áreas e está sempre sendo demandado por tarefas diferentes das usuais – 15% se veem como o próprio Open Finance – colaborador que é aberto, comunicativo e super integrado com a galera – e somente 11% se reconhecem como o Drex – o colaborador novo no trabalho, que nem todos conhecem, mas que é 100% conectado ao mundo digital e detesta o mundo analógico. Quase 300 pessoas interagiram com o mural, sendo a maioria (39%) colaboradores e executivos de diferentes companhias.
Ainda sobre o Pix, 88% afirmaram que o modo de transferência monetária instantâneo impacta muito sua vida. Mesma percepção em relação ao Drex, em que a maioria (40%) acredita que a moeda digital brasileira vai impactar muito sua vida.
“Esta ativação nos forneceu insights preciosos sobre as percepções e os entendimentos das pessoas sobre o mercado financeiro. As respostas dos participantes do evento servem como uma pequena amostragem e nos ajudam a entender ainda mais nossos clientes e a nos direcionar na oferta de novos produtos e serviços. Além disso, foi uma ferramenta vital para compreender o impacto do nosso estande no Web Summit Rio”, diz Carlos Bonetti, diretor executivo de Riscos do banco BV.
O estande do banco BV recebeu cerca de 3.500 pessoas durante os três dias de evento e com o apoio da Bolder, contou com um sistema de monitoramento para coletar dados sobre o tráfego de visitantes. Além da colaboração da Escola 42 Rio, escola de programação e engenharia de software, para a tradução simultânea em Libras, permitindo, assim, uma análise aprofundada do envolvimento e interação de todos os participantes.