Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vibra cria “Loja de Inconveniência” para conscientizar sobre violência sexual infantil

Picture of Marcella Izzo

Marcella Izzo

Diante do dado alarmante de que apenas 8,5% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são denunciados (IPEA, 2023), a Vibra lança a Loja de Inconveniência, uma instalação interativa localizada na área externa do Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista.

Aberta ao público de 20 a 23 de março, a iniciativa propõe uma experiência que desafia as expectativas dos visitantes. No lugar de produtos tradicionais, eles encontrarão um circuito imersivo com embalagens redesenhadas para expor dados oficiais sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

O percurso da loja segue uma narrativa estruturada, começando pela exposição de dados sobre a violência sexual infantil e culminando na convocação à denúncia por meio do Disque 100.

Prateleiras, gôndolas, geladeiras, mostruários e até os próprios funcionários da loja foram projetados para ir além da exposição de estatísticas. Cada elemento foi concebido para provocar incômodo e traduzir, de forma sensorial, o impacto devastador da violência sexual.

Na seção de mercearia, os visitantes encontram embalagens de pano de chão com a mensagem: “Não passe pano para parentes. 71,5% dos casos de violência sexual são cometidos por familiares”. Já na área de brinquedos e doces, são apresentados os impactos psicológicos enfrentados pelas vítimas, como ansiedade, transtornos alimentares, depressão e síndrome do pânico.

Ao longo da visitação, sons, alterações climáticas e interações sensoriais intensificam a experiência. No caixa, os participantes recebem uma “nota fiscal”, destacando informações sobre a gravidade do problema. Outra ativação dentro da loja é o quadro de “Funcionário do Mês”, que homenageia ativistas que se dedicam ao combate à violência sexual infantil. No final, um espelho convida os visitantes a se enxergarem como os próximos agentes de proteção.

Segundo Ernesto Pousada, CEO da Vibra, o combate a essa violência é um compromisso inegociável da Vibra. A Loja de Inconveniência reflete o propósito de mobilizar a sociedade para transformar essa realidade, muitas vezes invisibilizada. A informação tem um papel essencial, e por isso, todos os recursos estão sendo utilizados para sensibilizar e engajar o público.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.