A Academia Brasileira de Neurologia realizará, em 24 de abril, das 19h às 20h30, palestras de especialistas sobre o tema “Tontura: conhecimento ao alcance de todos!”. Serão transmitidas pela internet, franqueadas a profissionais de saúde.
O coordenador do Departamento Científico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio da ABN, Saulo Nader, pontua que o o objetivo dar luz a este problema ainda pouco debatido até mesmo entre os médicos, e chamar a atenção para algumas enfermidades e casos clássicos, como as vertigens recorrentes, a doença de Ménière e a migrânea vestibular.
Ele aproveita para registrar que o calendário brasileiro de saúde destaca todos os anos, em abril, o Dia da Tontura, criado pelos colegas otorrinolaringologistas que também tratam tontura. A data (22) marca o nascimento de Robert Barany, cirurgião austríaco agraciado com o Nobel da Medicina, em 1914, por seu trabalho de investigação da fisiologia e patologia do aparelho vestibular do ouvido.
“É um momento bastante significativo para a saúde porque tratamos a tontura em nossa rotina profissional. Chama atenção para a tontura e nos permite envidar ações de conscientização e esclarecimento e reforçar a lembrança que o neurologista também trata esse sintoma. O webinar de 24 de abril também é oportunidade de atualização científica de neurologistas, médicos gerais e de outras especialidades, bem como fisioterapeutas e fonoterapeutas interessados no tema.
Saulo Nader será o moderador do encontro, que contará com três expoentes da área: Cristiana Borges Pereira, coordenadora do Ambulatório de Vertigem e Desequilíbrio no Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas – FMUSP; Aline Kanashiro, coordenadora do Ambulatório de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul; e Emanuele Aquino, médica assistente do Grupo de Estudos em Emergências Neurológicas e do Grupo de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio do Hospital das Clínicas – FMUSP.
O webinar é organizado pelo Departamento Científico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio da ABN