De acordo com o portal e-agendas do governo, na última segunda-feira (14/04), a Anvisa realizou uma reunião com representantes da indústria farmacêutica para discutir os medicamentos análogos ao GLP-1 — como Ozempic e Wegovy — que têm sido amplamente utilizados fora das indicações originais, especialmente para fins estéticos. O diretor Presidente Substituto da Agência, Romison Rodrigues Mota, da Quarta Diretoria, recebeu representantes de três grandes farmacêuticas (INTERFARMA, Novo Nordisk e Eli Lilly) para discutir o tema.
O encontro ocorreu dois dias antes da reunião da Diretoria Colegiada (Dicol), marcada para definir se esses medicamentos passarão a ter venda condicionada à retenção de receita médica. Na última Dicol o tema foi retirado da pauta após receber a indústria.
Participaram representantes de grandes fabricantes e entidades do setor, em um momento em que crescem as discussões sobre o uso responsável, o acesso controlado e os impactos do consumo indiscriminado.
A expectativa é que a decisão da Anvisa considere tanto os aspectos regulatórios quanto os desafios de saúde pública relacionados à crescente demanda por esses medicamentos.
Confira: https://eagendas.cgu.gov.br/info-compromisso/agenda/4294/compromisso/567842.