Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CTRL+Z: espetáculo une circo e tecnologia em zonas periféricas da região metropolitana de São Paulo

spacess

spacess

CTRL+Z chega com uma proposta inovadora de apresentações circenses no estado de São Paulo, entre os dias 18 de abril e 3 de março. O projeto propõe a montagem de um espetáculo mesclando circo e tecnologia por meio de performance: uma fusão e aprofundamento de movimentos corporais, claves, danças e objetos com efeitos tecnológicos, recursos em vídeos com criações 2D, 3D, filtros, etc. As apresentações representam essa imersão e absorção da tecnologia na vida do multiartista por trás do projeto: Mauro Cosenza. A base do espetáculo traz uma estrutura moderna com a criação de um cenário interativo, um cubo branco com mobilidade que servirá de suporte para projeções e jogos cênicos do artista.

Serão 7 apresentações realizadas em espaços culturais do estado de São Paulo, nos municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo, Santo André e São Caetano. Além disso, serão realizadas 5 lives na página do Instagram do projeto com temáticas de direção cênica e tecnologia, sonoplastia, criação digital e produção cultural.

Mauro Cosenza, multiartista, ao enfrentar o momento mundial de paralisação, devido a pandemia da Covid-19, como todos, foi em busca de diferentes maneiras de se relacionar por meio da tecnologia, uma realidade que não era nova mas trouxe muitas descobertas. Traçou uma linha entre suas relações ancestrais, pesquisas cênicas, performance, ferramentas e softwares recriando a origem de seu mundo, e criando então, a proposta do espetáculo CRTL + Z.

A dramaturgia é baseada nas mitologias do Candomblé e sua relação com o tempo. Para compor a ficha técnica foi convidado o dramaturgo e diretor Alisson Araújo. Já a produção tecnológica-musical-digital-ao vivo é assinada por Chico Toledo e Thiago Capella Zanotta,este que também ajuda na programação, no cenário e figurinos de Rafaela dos Santos sob a Direção de produção de Giselle Tressi e produção executiva de Tatiana Ferraretto.

“O projeto começou como algo para eu me divertir. Ao longo da pandemia, quando não se podia mais ser adulto, voltei alguns passos para trás, conectei com a brincadeira. Eu não podia subir no palco, que é minha grande paixão, então me joguei no mundo audiovisual. Estudei conceitos básicos de design gráfico e descobri a arte digital. Então decidi criar o CTRL+Z, que une essas duas grandes paixões – o circo, uma paixão da vida toda, e o digital que descobri nesse período de reclusão”, comenta Mauro.

Sinopse

Exu/Aluvaia encontra Ogun/Nkosi e juntos eles decidem criar um Ser que terá uma parte de cada um deles. Para gerá-lo eles decidem criar um cubo mágico e lançam no Tempo, para que ele possa ser constituído. Porém, o Tempo tem suas próprias vontades e faz este Ser brotar de dentro do cubo. Neste espaço ele toma consciência e vive entre o tempo e sua aventura, explorando o passado-presente-futuro em um diálogo da ancestralidade, com o contemporâneo e com o que ainda virá.

Ficha Técnica

Performer e artista digital: @mauro_cosenza

Direção de produção: @giselletressi

Produção executiva: @tatianaferraretto.

Direção: @luande_alisson

Figurino e cenário: @rafadossantosg

Trilha sonora e sonoplastia: @chicotdl

Assessoria de recursos tecnológicos: @circulusopera

Serviço

18/04 – às 19h30
Apresentação na Fundação das Artes São Caetano
R. Visc. de Inhaúma, 730 – Oswaldo Cruz, São Caetano do Sul
Gratuito

20/04 – às 15h
Apresentação na Fábrica de Cultura Diadema

R. Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro, Diadema
Gratuito

22/04 às 19h
Apresentação na Casa Cultural Hip Hop Jaçanã

Rua Maria Amália Lopes de Azevedo 4180 – Jaçanã
Gratuito

26/04 às 20h
Apresentação no Circo do Asfalto – Santo André

R. Sebastião Pedroso, 27 – 30 – Jardim Bom Pastor, Santo André
Gratuito

28/04 às 19h
Apresentação no Teatro Flávio Império

R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba, São Paulo
Gratuito

03/05 às 20h
Apresentação no Teatro Elis Regina

Av. João Firmino, 900 – Assunção, São Bernardo do Campo
Gratuito

Além das apresentações, espaços culturais periféricos seguem oferecendo oficinas de capacitação em produção e audiovisual
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.