Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dia Mundial de Combate ao Câncer: prevenção e acesso a tratamentos modernos são fundamentais

spacess

spacess

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 8 de abril, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado do câncer. O câncer de pulmão é um dos tipos mais comuns e letais, mas, felizmente, há avanços significativos no diagnóstico e no tratamento.

Segundo Carlos Gil Ferreira, oncologista torácico e presidente do Instituto Oncoclínicas, a prevenção é um dos principais pilares no combate ao câncer. “Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, evitar o consumo de tabaco e álcool em excesso, são algumas das medidas que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença”, afirma.

No entanto, é importante lembrar que o câncer não é uma sentença de morte e que muitos pacientes podem ser curados ou ter uma vida prolongada e com qualidade, desde que tenham acesso a tratamentos modernos e eficazes. “A medicina tem avançado rapidamente na área de oncologia e novas terapias têm surgido, aumentando as chances de sucesso no tratamento e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Mas, infelizmente, o acesso a tratamentos modernos ainda é um desafio para muitas pessoas em todo o mundo. A desigualdade na distribuição de recursos e a falta de políticas públicas eficazes são alguns dos fatores que dificultam o acesso aos tratamentos e agravam a situação dos pacientes”, diz.

Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, é fundamental que a sociedade como um todo reflita sobre a importância da prevenção e do acesso aos tratamentos modernos e eficazes para o câncer. “É preciso que haja investimentos em pesquisas, políticas públicas adequadas e conscientização sobre a doença, para que possamos avançar na luta contra o câncer em todo o mundo”, afirma Carlos Gil.

O câncer de pulmão é um dos tipos mais comuns e letais, mas, felizmente, há avanços significativos no diagnóstico e no tratamento
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.