Connect with us

geral

Dia Nacional do Homem: data de alerta para as doenças que mais impactam a população masculina

Published

on

Câncer de pulmão, câncer de próstata e infarto são algumas

das doenças que mais acometem os homens

O Dia Nacional do Homem é comemorado no Brasil em 15 de julho e a data foi criada com objetivo de alertar a população masculina sobre os cuidados com a saúde. O foco do alerta é, principalmente, para a prevenção de algumas doenças que são mais propensas aos homens, entre elas o infarto, câncer de pulmão, cânceres de próstata e testículos e, também, o diabetes. Neste sentido, o Instituto Lado a Lado pela Vida, organização da sociedade civil que mais desenvolve ações em prol da saúde do homem no País, aproveita a data para reforçar a importância da conscientização sobre o cuidado integral com saúde do homem.

De acordo com Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, os homens precisam ser protagonistas do seu próprio cuidado. “Um comportamento comum no universo masculino é delegar a alguém a responsabilidade com sua saúde, geralmente as mulheres cumprem este papel. Entretanto, é necessário mudar o cenário e chamar o homem para exercer o autocuidado. Só assim reduziremos as taxas de mortalidade e morbidade desta população”, explica.

Advertisement

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o câncer de pulmão é o tipo que mais mata no mundo e nos homens a chance de mortalidade é maior. O índice é de 19,6%, contra 17,4% em mulheres. Ainda segundo a OMS, as doenças cardiovasculares também afetam, em sua maioria, os homens. “O descuido com saúde, o uso de álcool, o consumo de gordura e a falta de exercício físico são os principais fatores que levam ao infarto e a doenças cardiovasculares”, explica a cardiologista Ariane Macedo, membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida.

A especialista orienta que os homens incorporem o hábito de manter as consultas médicas em dia, seja no Sistema Público ou na Saúde Suplementar, realizem os exames de rotina com frequência e mudem o estilo de vida para que tenham maior sobrevida e bem-estar. “As idas às consultas médicas devem ser realizadas juntamente com a introdução de hábitos saudáveis, como alimentação rica em legumes, frutas, diminuir o consumo de gordura animal, açúcar e alimentos processados, praticar atividade física, não fumar e não ingerir bebida alcóolica”, complementa a cardiologista.

No que se refere aos tumores, principalmente os cânceres de próstata; testículo e pênis, o urologista e membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado, Vinicius Panico, alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, principalmente para aqueles que têm histórico desse tipo de tumor na família, assim para os negros, já que esses são grupos com maior chance de desenvolvimento da doença. Panico reforça, ainda, a importância do autoexame dos testículos e a higiene íntima do pênis, além da vacina contra o HPV nos meninos.

“Sempre recomendamos que os homens em idade abaixo dos 40 anos incorporem o hábito de examinar os testículos durante o banho, pois podem identificar algum nódulo. Não podemos esquecer também de que a higiene pessoal é importantíssima para evitar o câncer de pênis”, reforça o especialista.

“Essa data de 15 de julho é mais um momento importante para alertar os pais para vacinarem seus filhos contra o vírus HPV, a vacina é gratuita para meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos “, complementa.

Advertisement

Já Marlene Oliveira reforça o alerta para a mudança de cultura no universo masculino. “Ainda nos deparamos com muitos homens que são acometidos por câncer de próstata pelo fato de terem preconceito de fazer o exame de toque retal. Precisamos mudar essa mentalidade e quebrar o tabu a respeito da saúde do homem. O nosso propósito é mudar esse cenário no Brasil com urgência”, finaliza a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times