Em homenagem à professora Elisabeth Tenreiro, vítima, aos 71 anos, de ataque realizado na Escola Estadual Thomazia Montoro em 27 de março, aproximadamente 200 alunos e familiares participaram da cerimônia de inauguração da nova identidade da Estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela, que agora terá o nome da educadora. Participaram do evento o governador Tarcísio de Freitas e o CEO do Grupo CCR, Miguel Setas.
A última parada da Linha 4-Amarela de metrô paulistano, operada pela ViaQuatro, agora passa a se chamar Estação Vila Sônia – Elisabeth Tenreiro, após desejo expressado por alunos da unidade escolar, que realizaram um abaixo-assinado para homenagear a docente. O movimento organizado pelos estudantes recebeu o apoio tanto da concessionária, quanto do governo estadual, que atendeu aos pedidos por meio de decreto publicado em 15 de abril no Diário Oficial.
Em um dos momentos de maiores emoções na solenidade, os alunos homenagearam Elisabeth ao som de “Como Nossos Pais”, de Elis Regina, uma das cantoras favoritas da professora. A lembrança comoveu os filhos da docente, Fernanda Moraes Barros, Liciana Barros e Marco Antônio, que participaram da solenidade.
“Eu aqui, em nome da minha família, agradeço a essa turma linda, porque a ideia (do novo nome da estação) partiu dos alunos, com o apoio do nosso governador e da ViaQuatro, que pôde concretizar esse projeto. E ela foi uma pessoa muito especial, não só como mãe e avó, porque entendia que a educação poderia mudar o mundo e se fizesse a diferença na vida de um aluno, ela estaria feliz”, disse Fernanda.
Miguel Setas, CEO do Grupo CCR, e o governador Tarcísio de Freitas – Foto: Luis Simione/RealPhotos
Miguel Setas, CEO do Grupo CCR, do qual a ViaQuatro faz parte, reforçou a importância da parceria entre a empresa e o governo do Estado. “A CCR tem um importante papel de atuação junto à sociedade, levando em consideração os milhões de passageiros de diversas regiões do país, que usam nossos serviços diariamente. Por isso, prontamente atendemos o desejo em fazer essa justa homenagem à professora Elisabeth Tenreiro. O novo nome da estação Vila Sônia será um símbolo de que a cidade quer paz e harmonia”.
Por sua vez, Tarcísio agradeceu aos alunos pela iniciativa do abaixo-assinado, que virou decreto e agora nomeia a estação, que recebeu, em média diária, quase 44 mil passageiros em dias úteis, no mês de abril. “Hoje, essa singela homenagem eterniza o nome da professora Elisabeth e marca a vitória da esperança. A gente sai dessa experiência muito mais forte, muito mais sensível e muito mais transformados”, apontou o governador.
Alunos coloriram murais que estão expostos na Estação Vila Sônia – Professora Elisabeth Tenreiro– Foto: Luis Simione/RealPhotos
A Estação Vila Sônia – Professora Elisabeth Tenreiro fica a seis minutos a pé da Escola Estadual Thomazia Montoro, onde a educadora praticava o que mais gostava: ensinar. Assim fazia a professora, embora estivesse aposentada como técnica do Instituto Adolfo Lutz, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado, desde 2020.
O local do evento também recebeu um mural de mensagens de esperança dos alunos da escola, além de outros dois painéis com árvores, onde as crianças puderam marcar suas mãos com tintas verdes, para simbolizar as folhas, e vermelhas, representando os frutos. A homenagem também contou com a presença do Instituto Baccarelli, a fim de levar um momento de leveza e lazer ao público.