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GA4: como potencializar o uso de dados para negócios com a nova plataforma do Google

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Marcella Izzo

Agência Vianews aponta as principais mudanças e vantagens da nova plataforma de Analytics do Google para auxiliar profissionais de marketing digital e empresas que desejam fortalecer seus negócios com a ajuda da ferramenta

A concorrência por espaço online está cada vez mais acirrada e, neste contexto, o investimento em campanhas de mídia paga tornou-se indispensável para o impulsionamento e destaque de marcas, já que contorna o alcance limitado das postagens orgânicas, que demandam mais tempo para obter resultados. 

A promoção de campanhas de mídia paga no Brasil é um mercado que movimenta grandes investimentos. Segundo dados da Nielsen, os investimentos em mídia digital no Brasil atingiram o montante de R$28,7 bilhões apenas no primeiro semestre de 2023.

A finalidade de uma campanha de mídia paga é atingir o seu público-alvo e alcançar objetivos específicos, que podem ser gerar tráfego, aumentar o reconhecimento da marca ou ainda impulsionar as vendas.

Com a ajuda dela, é possível conquistar as primeiras posições nos mecanismos de busca, bem como boas inserções de anúncios em redes sociais e aplicativos móveis, fortalecendo a presença no mercado e aumentando as chances de conquistar a audiência.

Uma mãozinha do Google Analytics

Campanhas de mídia paga costumam ser realizadas após a configuração de métricas e demais informações da plataforma ou da ferramenta escolhida, sendo a Google Analytics uma das mais conhecidas e utilizadas.

Com as métricas apresentadas pela ferramenta, é possível, entre diversas outras possibilidades, monitorar os acessos e ter dados precisos sobre o tráfego do site de uma determinada empresa, desde a origem e a forma com que estão acessando, até o momento em que as pessoas o abandonam. 

Com base nesses dados, fica mais fácil definir uma estratégia eficiente e alinhada aos objetivos do negócio.

A última atualização da plataforma do Google Analytics é o GA4, uma ferramenta que traz grandes mudanças e novas funcionalidades, cujas quais, se bem compreendidas e aplicadas, podem trazer benefícios significativos para as estratégias de marketing e impulsionamento de negócios.

Versão atualizada

O Google Analytics 4 (GA4) foi desenvolvido dentro de um cenário em que se fez necessário o aumento no controle das autoridades sobre o tráfego na web, e também frente a mudanças legais, com leis mais rigorosas em relação à captação e manejo de dados pessoais e sensíveis, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Além disso, a ferramenta agora é direcionada ao Customer Centric, ou seja, com foco total no cliente, permitindo que as empresas obtenham os dados necessários para melhorar a experiência do consumidor, respeitando sua privacidade.

O GA4 também foi adaptado para outras mudanças, como o caso do fim dos cookies, e traz consigo uma nova proposta para a coleta de dados e geração de relatórios personalizados com base na Inteligência Artificial (IA) e análise preditiva, não analisando mais pageviews, e sim eventos.

Lembrando que, neste caso, o conceito de eventos corresponde às interações que os usuários realizam no site ou aplicativo da empresa, tais quais pesquisar algum conteúdo, clicar em algum link, baixar um arquivo, clicar para sair, entre outras. Todas as ações realizadas pelos visitantes são registradas como eventos na plataforma. 

Importante ressaltar que, agora, a ferramenta passa a analisar não somente os dados da web, mas também os dados de aplicativos, uma atualização importante em relação à versão anterior, que era adaptada somente para sites. 

Vantagens do GA4

Outra vantagem do GA4 é a possibilidade de instalar coletores de dados em diferentes dispositivos e páginas da web, e, a partir disso, combinar as informações de diferentes locais a fim de visualizá-las de forma integrada, por meio de relatórios personalizados.

Aliás, a personalização é outro ponto alto da ferramenta, já que o GA4 permite o acesso a relatórios customizados com base nas necessidades do negócio. Com isso, ao invés de disponibilizar somente relatórios automáticos, é possível fazer análises personalizadas pautadas nas informações necessárias para o momento, e de acordo com os KPIs definidos no planejamento. 

Além disso, a ferramenta agora possui integração otimizada com o Google Ads, e permite a criação de públicos-alvo personalizados considerando as informações geradas pelo GA4, como localização dos usuários, os dispositivos utilizados para acessar o site e demais dados relacionados, por exemplo, ao perfil e comportamentos de uso, permitindo um investimento muito mais assertivo.

E seguindo a principal tendência de mercado, claro que a Inteligência Artificial (IA) não poderia ficar de fora da ferramenta.

Isso porque, por ser baseado em análise preditiva, o Google Analytics 4 proporciona insights valiosos que permitem a antecipação de oportunidades favoráveis ao negócio, por meio de métricas fundamentais para o acompanhamento do plano de ação, tais quais número de visitantes, taxa de engajamento, sessões engajadas, sessões engajadas por usuário e tempo médio de engajamento. 

Informações essas cada vez mais preciosas, precisas e essenciais para potencializar as estratégias de comunicação e marketing das empresas, sem deixar de lado o mais importante: a privacidade, a segurança e, sobretudo, o poder de escolha dos usuários.

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