Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Instagram vai dedurar imagens criadas por inteligência artificial

Picture of spacess

spacess

Que a Inteligência Artificial é uma grande ferramenta para inspirar conteúdo, o mercado da comunicação já entendeu. A tecnologia recente ainda não possui uma regra clara sobre sua aplicação e há casos de imagens criadas por IA compartilhadas como se fossem reais nas redes sociais. As ferramentas aprenderam como se criam estas imagens por meio de treinamento e fica complicado para internautas comuns diferenciarem o que real do que é criado do zero.

O volume destas imagens cresceu tanto que a Meta (empresa que faz a gestão do FacebookInstagram e WhatsApp) ligou o sinal amarelo e anunciou a criação de um alerta para que usuários saibam que estão diante uma imagem totalmente artificial no Instagram – por enquanto, a única rede social que vai adotar o sistema:

“A medida de segurança pretende reforçar a proteção dos usuários sobre a origem das imagens. Era esperado que as grandes redes sociais chegassem neste ponto, de criar mecanismos para alertar que existem fotos nos feeds geradas por IA. A ideia é evitar que usuários sejam induzidos ao erro, criando falsas expectativas” explica Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação.

Como ficam as agências de comunicação?

A medida vai apontar todas as imagens criadas por IA sempre que um usuário for exposto, um pouco parecido com alerta existente em vídeos com conteúdo violento. Ediney explica que a medida é a primeira com esta preocupação nas redes sociais e as agências precisam ficar atentas:

“Não dá para negar que os resultados são incríveis, mas do ponto de vista comercial pode, sim, entregar algo muito longe do que está sendo anunciado. Por isso a AI precisa ser uma ferramenta, não a solução de alguma campanha ou peça midiática. Ainda tem espaço para criatividade dos profissionais que criam as imagens e, se a tecnologia for usada para inspirar, não vejo problema algum.”

Giordani lembra ainda da questão dos direitos de imagem, que a AI levanta. Muitas imagens utilizam banco de imagens existentes para suas criações, aumentando as chances de que alguma imagem com direitos seja utilizada indevidamente na composição e criar um problema legal.

“Esta possibilidade de infringir direitos de criação somado com o alerta das redes sociais de que a imagem não é uma criação exclusiva criam um pacote perfeito para acabar com qualquer campanha ou ação em rede social“, completa o especialista.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram vai dedurar imagens criadas por inteligência artificial

Que a Inteligência Artificial é uma grande ferramenta para inspirar conteúdo, o mercado da comunicação já entendeu. A tecnologia recente ainda não possui uma regra clara sobre sua aplicação e há casos de imagens criadas por IA compartilhadas como se fossem reais nas redes sociais. As ferramentas aprenderam como se criam estas imagens por

Ler mais

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.