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Líderes de Marketing se sentem pouco preparados para a GenAI

A maioria dos líderes de Marketing ainda se sente despreparada para implementar e integrar a inteligência artificial generativa em suas estratégias. A falta de treinamento específico e os altos custos são os principais entraves para a adoção da tecnologia na indústria, segundo um novo estudo da Kantar.

O relatório “GenAI for Marketing: Fear or FOMO”, baseado em entrevistas com mais de 50 líderes globais, identificou desafios e melhores práticas para a utilização da IA no setor. Apesar do grande potencial da GenAI, a adoção ainda é limitada, e os profissionais de Marketing classificam seu impacto atual na indústria com nota 5,3 em uma escala de 10 pontos.

Apesar do cenário atual, os executivos reconhecem que a GenAI será um divisor de águas nos próximos três a cinco anos, prevendo um impacto médio de nove em 10. O preparo das organizações, no entanto, está atrasado, com os entrevistados avaliando a própria prontidão para a IA em 4,9, enquanto parceiros externos, como agências e provedores de dados, são considerados um pouco mais avançados (5,3).

GenAI: eficácia, não obsolescência

Wanessa Muñoz, COO da divisão Insights da Kantar Brasil, explicou que a realidade é que muitas empresas ainda não estão prontas e estão migrando do uso do GenAI apenas para impulsionar a eficácia.

GenAI: eficácia, não obsolescência

A pesquisa também aponta que a adoção bem-sucedida da GenAI pode reduzir ciclos de desenvolvimento de produtos para até seis semanas e acelerar a criação de conceitos criativos em até 60%. A supervisão humana segue essencial para o uso da tecnologia, pois a dependência excessiva pode comprometer a análise crítica de conteúdos gerados pela IA. 

Segundo Wanessa, a implementação requer foco em uso ético, treinamento e qualidade dos dados. Segundo a executiva, as empresas que souberem construir entusiasmo e compreensão sobre o GenAI terão maior sucesso.

O relatório da Kantar apresenta ainda quatro formas pelas quais o GenAI está transformando o Marketing:

Construção de estratégias de marca: A IA pode validar e ajustar detalhes de estratégias de longo prazo. O Group Bel, por exemplo, desenvolveu a BelGPT para analisar mercado, vendas e concorrência, identificando oportunidades de crescimento.

Automação de tarefas diárias: A tecnologia simplifica rotinas e processos. A Reckitt utilizou GenAI para automatizar tarefas demoradas e otimizar o tempo de sua equipe de Marketing.

Planejamento de inovação: A Coca-Cola usou GenAI para criar um novo sabor de edição limitada, o Y-3000, combinando insights de consumidores sobre tendências futuras.

Engajamento personalizado: Empresas como a AIA, do setor de seguros, criaram avatares digitais baseados em inteligência artificial para interagir com clientes de maneira personalizada.

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