Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quebrando barreiras de comunicação: os avanços em tecnologias para profissionais de Marketing

spacess

spacess

Em um mundo cada vez mais digital, o marketing tem se transformado constantemente. Tecnologias, como ferramentas artificiais, tornaram-se instrumentos vitais para os profissionais de marketing, possibilitando a eles não apenas acompanhar o ritmo acelerado das mudanças, mas também capitalizar sobre elas.

Neste cenário dinâmico, recursos que auxiliam profissionais têm se consolidado como uma peça-chave na engrenagem do marketing moderno, permitindo a automatização de tarefas, a personalização de conteúdo e processos criativos mais agilizados. A presença da IA na rotina de um profissional de marketing do século XXI é tão marcante que é difícil imaginar como seriam suas atividades diárias sem ela.

A Niara, pioneira no Brasil em tecnologia de SEO e produção de conteúdo baseada em Inteligência Artificial, revoluciona o mercado brasileiro de marketing digital ao otimizar os processos de negócios, oferecendo agilidade e inspiração aos profissionais de marketing de todo o país, que ilustram os resultados.

“Cada dia vamos precisar ser mais analíticos, porque ganhamos uma super aliada que resolve boa parte do nosso operacional. Brinco que inteligências artificiais são minhas melhores amigas, porque elas otimizam demais o meu tempo, com tarefas repetitivas, me deixando apenas com a parte estratégica. Hoje, uma tarefa que antes me custava um dia de trabalho, como escrever tags title e description, me custa no máximo uma hora, para um número muito maior de páginas. Sem contar com a estrutura de tópicos de artigos, que me ajuda a montar briefings e até o esqueleto dos meus textos”, Júlia do SEO.

Profissionais da área de Marketing consideram as ferramentas de inteligência artificial uma aliada, mas é preciso atenção e entendimento sobre essa tecnologia.

“A inteligência artificial, ao contrário do que tentam dizer, afetará sim a maneira como as empresas dão agilidade e celeridade aos seus processos. Presenciei um caso recentemente onde houve redução de 73% em custos e um ganho de 348% de eficiência. Essa será uma barreira enorme para o mundo acadêmico superar na formação de profissionais. O início de algumas carreiras será bem mais doloroso!

Pela 1ª vez em muitos anos, é hora de entender a tecnologia como um avião desgovernado a dominar do que como uma ferramenta em si. Provar nosso real valor será algo difícil em um futuro próximo. Estratégia e gestão ganham importância em escalas nunca vistas! Essa necessidade de diferenciação precisa ser enraizada agora nas pessoas, ou muita gente sofrerá. No mercado financeiro, especialmente, a dor será maior e haverá extinção de muitos cargos operacionais. As empresas ainda estão se adequando às possibilidades, mas diversas funções estão ameaçadas. É necessário acompanhar com muita atenção. “Pablo Almeida, Mentor e Consultor de Marketing e Vendas Digitais.

Com sua força emergente no marketing digital, plataformas de criação de conteúdo tem se mostrado um importante catalisador na esfera digital, permitindo um olhar mais profundo sobre as necessidades do cliente e uma personalização mais precisa do conteúdo.

“Eu usei uma ferramenta de inteligência artificial para me auxiliar na divulgação de um novo curso que estou desenvolvendo, com as perguntas corretas e algumas observações obtive o resultado desejado. Obviamente usei a inteligência natural e minha criatividade para fazer a personalização, mas a economia de tempo foi incrível “. Acácio Ventura – Diretor da Atman Capacitação e Marketing.

Com o uso avançado de suas aplicações, especialistas da área avaliam as plataformas de IA como um ótimo propulsor de ideias e as utilizam para inovar e criar materiais mais criativos e dinâmicos.

“Eu utilizo uma ferramenta de inteligência artificial que me ajuda nas demandas de copy. Usando a ferramenta consigo acelerar meus processos de referência, além de ter novos insights de títulos e/ou resumos, fazendo com que eu tenha mais agilidade e produtividade na criação de conteúdos para blog e materiais digitais. Mas é importante ressaltar que mesmo com o apoio desse tipo de ferramenta, é necessário uma revisão e certa curadoria para que você mantenha a qualidade dos materiais e conteúdos que publica na web, sempre com uma revisão e análise de especialistas”. Romulo Oliveira, Head de Marketing.

Já André Rubens destaca o uso de ferramentas como parte de seu processo criativo.

“Tenho tido um desafio atualmente de construção textual, diariamente, em diferentes formatos. Desde legendas para posts em redes sociais até artigos com mais profundidade técnica. Já há alguns meses, venho utilizando as plataformas de IA para atender a algumas demandas. Receber dele o ponta pé inicial, propor substituição de termos ou experimentar o texto em diferentes tons de voz. Tem sido muito útil e já o considero parte do processo criativo. Por vezes, ele já serviu pra confirmar que seguiria 100% com minha própria proposta. Mas às vezes, ele também traz algo mais interessante ou diferenciado que enriquece muito o resultado final. André Rubens Andrade, Especialista em Marketing e Comunicação para LogShare.

Lisane Andrade, CEO e cofundadora da Niara, tem avaliado com confiança os avanços no setor para profissionais da área. “Como CEO da Niara, tenho testemunhado em primeira mão como as plataformas de IA estão transformando radicalmente a forma como nos comunicamos com o mundo. A rapidez e eficiência com que ela processa dados e insights nos permite criar estratégias de comunicação mais assertivas e relevantes para nosso público-alvo”.Avalia.

Para Andrade, a criatividade é a essência do marketing, e a inteligência artificial tem desempenhado um papel fundamental em aprimorar os processos criativos. Ao alavancar as capacidades da IA, profissionais têm mais tempo para se concentrar na concepção de ideias inovadoras, pois muitas tarefas operacionais são automatizadas, liberando espaço para a imaginação florescer.

“É fundamental reconhecer que a inteligência artificial não substitui a mente criativa do profissional de marketing, mas sim a complementa. A colaboração entre a intuição humana e a IA é uma combinação poderosa que eleva nossas estratégias a um nível totalmente novo.” Argumenta Lisane.

Profissionais do setor destacam o uso de ferramentas artificiais nos processos criativos e na construção de uma comunicação mais direta e assertiva.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.