Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Bigode Chinês: Como se Livrar e Evitar essas Temidas Rugas

spacess

spacess

Bigode chinês, sorriso amargo, sulco nasogeniano… Não importa se são nomes populares ou técnicos, essas finas linhas que surgem das asas nasais até a lateral dos lábios são incômodos conhecidos entre homens e mulheres. Pois deixa a pessoa com semblante carregado e com aparência cansada.

“Aqui na clínica, eu sempre avalio em consulta o que levou a marca do bigode chinês se desenvolver no paciente. Pode ser por meio de algumas questões, por exemplo, flacidez da região, envelhecimento da pele e até mesmo ter relação com o tipo de arcada dentária. Dessa forma, é importante que em primeiro lugar seja feita a avaliação da origem para depois instituir o tratamento.” esclarece a médica especialista Dra. Kelly Pico.

Causas que podem ser responsáveis pelo aparecimento do bigode chinês

Tabagismo – O hábito de fumar é prejudicial à pele, pois leva a uma queda do fluxo sanguíneo e à ativação do sistema nervoso simpático, que provocam a falta de sangue para os tecidos cutâneos. Essa falta de oxigenação crônica, além de danos às fibras elásticas, reduz também a produção do colágeno.

Exposição ao sol – A radiação UV favorece o estresse oxidativo. Assim, há um aumento na produção de radicais livres – moléculas instáveis que danificam as células saudáveis do corpo -, promovendo linhas finas, rugas e manchas na pele. O sol também faz com que o tecido cutâneo perca a sua hidratação natural, ficando mais propenso ao ressecamento. “Além disso, os raios solares podem inibir a formação de novas fibras colágenas, acelerando ainda mais o surgimento dos sinais de envelhecimento, como linhas de expressão, poros dilatados, rugas e flacidez. Investir em um protetor solar facial com FPS 50 ou acima e usar todos os dias é essencial para evitar o envelhecimento precoce da pele.” indica a Dra. Kelly Pico.

Má alimentação – A alimentação inadequada pode promover o envelhecimento precoce de diferentes formas: o sobrepeso, por exemplo, é estreitamente relacionado às alterações na estrutura do colágeno, que é responsável pela elasticidade e sustentação da pele. Consumir alimentos com alto teor de gordura, industrializados e com baixa quantidade de vitaminas e fibras, provoca uma produção exacerbada de radicais livres, que prejudicam a saúde devido à carência de antioxidantes. Além disso, o excesso de açúcar ainda contribui para o envelhecimento prematuro através da glicação, um processo inflamatório que libera esses radicais.

Baixa hidratação da pele – Hidratação externa e também interna. Beber pouca água causa desidratação na pele e diminuição de sua sustentação e consistência, o que a torna flácida e sem viço. E se não hidratarmos a pele ela resseca e perde sua capacidade de defesa, tornando-se alvo fácil para irritações e infecções, criando fissuras e escamas imperceptíveis. Causando envelhecimento e rugas precocemente.

Esses fatores podem ser controlados pelo paciente, de maneira a suavizar e até mesmo evitar o surgimento do bigode chinês.

Porém, existem outros fatores que infelizmente não podemos controlar, como:

Predisposição genética; condições de saúde.

Tratamentos

Ácido Hialurônico e Bioestimuladores de Colágeno 

Preechimento com ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno ajudam a preencher o sulco do bigode chinês. Em muitos casos é aplicado também na região malar (zigomática) para aumentar o efeito lifting da face, suavizando o bigode chinês.

Em qual idade pode começar a fazer o procedimento? 

O bigode chinês tende a aparecer depois dos 30 anos e a se acentuar a partir dos 40 anos, devido à flacidez e perda natural de gordura causadas pelo processo natural de envelhecimento. Porém é possível fazer a prevenção do surgimento dessas marcas ainda jovem.

Pacientes mais jovens também podem ter bigode chinês, dependendo da genética, mastigação e forma de dormir, a bochecha pode se projetar um pouco mais para frente deixando a área da linha de expressão mais funda.

Os cuidados e prevenção desde cedo influenciam a longo prazo. Antes que os sinais de envelhecimento apareçam, o ideal é apostar em procedimentos capazes de potencializar a síntese de colágeno da pele, a fim de mantê-la jovem e bela por mais tempo.

Radiofrequência

A rádiofrequência é uma técnica que aumenta a oxigenação e estimula a contração de fibras de colágeno e elastina na pele, o que melhora as marcas de expressão, a flacidez e a textura do tecido cutâneo.

Fios de Sustentação

Os fios agem como ligamentos, reposicionando a pele flácida e regatando a sustentação da região afetada.

“Não há como evitar completamente a ação do tempo. O envelhecimento é um processo natural, contudo, é sim possível contê-lo e até mesmo adiá-lo. O bigode chinês não precisa ser motivo de desespero! Existem muitas opções para amenizá-lo e conseguir uma aparência mais rejuvenescida. Busque um médico especialista no assunto para identificar qual é o melhor tratamento para você e proporcionar resultados eficazes.” finaliza Kelly Pico.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Bigode Chinês: Como se Livrar e Evitar essas Temidas Rugas

Bigode chinês, sorriso amargo, sulco nasogeniano… Não importa se são nomes populares ou técnicos, essas finas linhas que surgem das asas nasais até a lateral dos lábios são incômodos conhecidos entre homens e mulheres. Pois deixa a pessoa com semblante carregado e com aparência cansada. “Aqui na clínica, eu sempre

Ler mais

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.