Esse meio de comunicação é uma forma de investir em novas maneiras de entregar conhecimento
Os podcasts vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, principalmente no Brasil. O país ocupa a terceira posição do ranking mundial de ouvintes de acordo com um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE. Esse novo formato de entrevista oferece inúmeras vantagens não só para os consumidores, mas também para os negócios.
Lucio Filho, CEO do Estúdio 767 destaca que com a rotina corrida do dia a dia, as pessoas não têm muito tempo para assistir um noticiário ou qualquer outra coisa. “É nessa hora que o podcast entra, pela facilidade de ouvir em qualquer lugar. Além disso, ele também permite que as pessoas conheçam novos temas, ouçam notícias, análises e outras histórias com uma grande comodidade que outras mídias não permitem”, diz.
O podcast permite também que o que foi falado chegue aos ouvidos do seu público de uma forma mais íntima do que a palavra escrita. “As pessoas que estão escutando não apenas obtêm o conteúdo que você está entregando, mas também sua personalidade, tom e cultura”, ressalta.
Como criar um podcast para sua empresa?
- Definir o objetivo e o público-alvo: Comece determinando o propósito do seu podcast e identificando o público-alvo. Pense em como o podcast pode agregar valor à sua marca e ao seu público;
- Planejar o conteúdo: Crie um plano de conteúdo para o seu podcast. Considere os tópicos relevantes para o seu público e pense em como você pode fornecer informações úteis e interessantes. Planeje também a frequência dos episódios e a duração de cada um;
- Obter o equipamento necessário: Invista em um equipamento de áudio de qualidade para garantir que a gravação do seu podcast seja clara e profissional. Você precisará de um microfone de qualidade, fones de ouvido e um software de gravação de áudio;
- Gravar e editar os episódios: Encontre um local silencioso para gravar os episódios do seu podcast. Selecione um formato de gravação que funcione para você, como entrevistas, monólogos ou painéis de discussão. Após a gravação, edite os episódios para melhorar a qualidade do áudio e remover quaisquer partes indesejadas;
- Hospedar e distribuir o podcast: Escolha uma plataforma de hospedagem de podcast, como SoundCloud, Libsyn ou Podbean. Faça o upload dos seus episódios para a plataforma escolhida e, em seguida, envie seu podcast para diretórios populares, como o iTunes, Spotify, Google Podcasts e outros;
- Promover o podcast: Divulgue o seu podcast em seus canais de marketing existentes, como o site da empresa, blog, redes sociais e newsletter. Peça aos seus funcionários e clientes para compartilharem o podcast com suas redes de contatos. Considere também convidar convidados influentes como entrevistados para atrair mais ouvintes;
- Acompanhar o desempenho: Monitore as métricas de desempenho do seu podcast, como o número de downloads, taxas de retenção e feedback dos ouvintes. Isso ajudará você a avaliar o sucesso do podcast e fazer ajustes conforme necessário.
Outro ponto importante desse meio de comunicação é que o seu formato favorece muito a propagação de notícias relacionadas a qualquer mercado ou tema. E é possível saber o quanto é importante levar informações diferenciadas e inovadoras para os clientes. “Lembre-se de que criar um podcast de qualidade requer consistência e dedicação. Certifique-se de fornecer conteúdo valioso e envolvente para manter os ouvintes interessados e construir uma base de fãs fiel”, conclui o CEO do Estúdio 767.