Essencial para melhorar a nossa comunicação e as relações interpessoais, a escuta ativa é a habilidade de compreender, processar e responder de maneira efetiva ao que está sendo dito. A comunicação é uma habilidade essencial para o sucesso tanto na vida pessoal quanto na profissional. É através da comunicação que nos expressamos, compartilhamos ideias e construímos relacionamentos. No entanto, muitas vezes nos esquecemos de que a comunicação é uma via de mão dupla e que, além de saber se expressar, é fundamental também saber ouvir de forma ativa e propositada. A fonoaudióloga e especialista em comunicação, Mirna Abou Rafée, explica que a escuta ativa é a capacidade de prestar atenção e compreender completamente o que a outra pessoa está dizendo. Diferente da escuta passiva, em que apenas ouvimos sem realmente prestar atenção ou compreender o que está sendo dito, a escuta ativa requer foco, atenção plena e a habilidade de compreender diferentes perspectivas, em vez de se comportarem como alguém que apenas espera a sua vez de falar. Ao praticar regularmente e desenvolver a escuta ativa ao longo do tempo, podemos nos tornar comunicadores mais eficazes e estabelecer conexões reais com as pessoas, alcançando nossos objetivos comuns de forma mais sólida e eficiente, seja na vida pessoal ou na profissional. |
Escuta ativa no ambiente de trabalho: No ambiente de trabalho, a escuta ativa é uma habilidade crucial para a colaboração e o bom relacionamento entre colegas e equipes. Ao praticar a escuta ativa, os membros de uma equipe são capazes de identificar problemas e encontrar soluções juntos, estimulando a cooperação e fortalecendo a confiança. “Em primeiro lugar, a escuta ativa ajuda a melhorar a comunicação entre colegas e equipes. Quando os membros de uma empresa praticam essa habilidade, é mais provável que sejam capazes de identificar problemas e encontrar soluções juntos, estimulando a cooperação e fortalecendo a confiança.”. Destaca Mirna Abou Rafée. A escuta ativa também pode ajudar a criar um ambiente de trabalho inclusivo. Quando os indivíduos são ouvidos e compreendidos, eles se sentem valorizados e respeitados. Isso pode ajudar a criar uma atmosfera mais acolhedora, que valoriza a diversidade de perspectivas e ideias. Essa habilidade, também é fundamental para a construção de uma cultura de feedbacks construtivos e efetivos. Ao ouvir ativamente os membros de sua equipe, os líderes são capazes de entender melhor suas necessidades e fornecer feedbacks mais assertivos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores. |
Como praticar a escuta ativa? Uma forma de praticar a escuta ativa é através da meditação, que pode ajudar a aumentar a consciência e a concentração na hora de uma conversa. Até porque, uma condição para a escuta ativa é estar presente no momento e dar atenção total ao que está sendo dito. Isso significa deixar de lado as distrações, como telefones celulares e outros objetos, evitar os pensamentos paralelos e concentrar-se na pessoa que está falando. Além disso, é importante demonstrar interesse através de gestos, expressões faciais e perguntas pertinentes. Ao mostrar interesse e demonstrar que está prestando atenção, você estimula a outra pessoa a se expressar de forma mais clara e completa. Outra técnica importante para a escuta ativa é reforçar o que o outro está dizendo. Ao retomar os pontos principais da ideia do seu interlocutor, você mostra que está de fato compreendendo o que está sendo dito, O melhor jeito de colocar a escuta ativa em prática no dia a dia é observar mais e reagir menos. Durante uma conversa, não faça julgamentos a respeito do que está sendo dito. Isso pode causar dispersão e te tirar do foco da mensagem principal. Em vez disso, permita-se prestar total atenção e sentir como a outra pessoa está reagindo. Nesse momento, aliás, você não precisa se ater apenas às palavras. Grande parte da escuta ativa também vive na percepção de sinais de compreensão e na linguagem corporal como um todo, que pode dar boas dicas de como a sua fala está sendo recebida. Outro método para potencializar a prática da escuta ativa é reforçar o que a outra pessoa está falando. Ao retomar brevemente os pontos principais da ideia do seu interlocutor, você mostra que está, de fato, assimilando o teor da mensagem, fortalecendo o contexto comunicativo e criando uma relação de confiança com a outra pessoa. “No entanto, se tornar um bom ouvinte não é uma tarefa que se aprende de um dia para o outro. É necessário praticar e desenvolver essa habilidade ao longo do tempo. Ao praticar regularmente essa habilidade, podemos nos tornar comunicadores mais eficazes e estabelecer conexões reais com as pessoas, alcançando nossos objetivos comuns de forma mais sólida e eficiente.”. Conclui Mirna Abou Rafée. |