Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de Jadyel visa proteger consumidores de riscos na compra de pacotes de viagens

Picture of spacess

spacess

O novo Projeto de Lei (PL 57/2024) em análise na Câmara dos Deputados visa proteger o consumidor de riscos no processo de aquisição de pacotes de viagens. O texto é de autoria do deputado federal Jadyel Alencar (PV/PI). Na prática, o projeto define regras mais robustas de transparência e comunicação com o consumidor, bem como a obrigação de garantia financeira em valor suficiente para cobrir, no mínimo, 100% das ofertas comercializadas.

“A crise, em grande parte, é originada de um modelo de negócios que permite a comercialização de serviços sem que as agências tenham garantido o respectivo estoque junto a seus fornecedores. Esta prática desprotegida resulta em alto risco para os consumidores que adquirem esses serviços sem a devida informação sobre os potenciais problemas que podem surgir. A ausência de alertas claros sobre os riscos, aliada à falta de estoque garantido, recentemente expôs milhares de consumidores a prejuízos financeiros significativos e, ainda mais grave, a um desgaste emocional considerável”, disse.

O projeto é uma sugestão de entidades ligadas a proteção do consumidor, entre as quais, o curso de Direito do Centro Universitário Estácio de São Paulo.

123 Milhas

Em agosto de 2023, a empresa 123Milhas suspendeu emissões de pacotes e passagens de viagem com datas flexíveis alegando taxa de juros elevadas e passagens aéreas mais caras. Na sequência, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial e consumidores, que adquiriram pacotes com antecedência, foram prejudicados. Antes de recorrer à Justiça, a 123Milhas ofereceu opção de reembolso em vouchers. Mas até essa forma de pagamento, que foi criticada por órgãos do direito do consumidor por ser a única alternativa, foi posteriormente interrompida.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.