Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Investimento em tecnologia reduz incidência de fraudes no delivery 

Picture of Marcella Izzo

Marcella Izzo

Inteligência de dados e mesas de análises de fraudes são benéficas nas estratégias antifraude do setor

Nos últimos anos, o mercado pôde observar um crescimento das compras pela internet. Impulsionados pelas medidas de restrição da pandemia, diversos setores apresentaram maior demanda em suas frentes online. É o caso do delivery, que teve um aumento de 24% no número de consumidores entre 2019 e 2021, como mostra a pesquisa de Consumo Online da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e que tem uma previsão de atingir um crescimento de 7,5% até o final deste ano, segundo pesquisa feita pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Com este crescimento, o setor, assim como todos que apresentaram maior demanda nos últimos anos, enfrenta também alguns obstáculos, como é o caso de fraudes e golpes. As principais companhias têm investido esforços em soluções tecnológicas para garantir a segurança das operações, blindar a sua reputação e garantir a satisfação de seus consumidores.

“Implementar estratégias antifraude e investir em tecnologias para identificá-las torna-se impreterível para este segmento , tal como a conscientização do público consumidor sobre como evitar cair em golpes”, afirma Eduardo Daghum, CEO da Horus Group, empresa especializada em soluções contra fraudes e que atua fortemente no setor de delivery. 

Dentro do cenário de fraudes no setor, o especialista pontua como a inteligência de dados pode ser uma grande aliada para identificar falsos reembolsos, por exemplo, que ocorrem quando pessoas mal intencionadas realizam compras no delivery e depois pedem estorno, alegando que os pedidos não vieram corretamente.

Quando o cliente tem um histórico de pedidos de reembolso acima da média, a solução antifraude pode realizar uma análise de perfil, bloqueando qualquer compra do usuário até o final do estudo. Em caso de conduta irregular, a pessoa é “descartada” da plataforma de delivery e seu login é bloqueado. 

Em casos de cartão clonado, golpe que consiste em roubar informações do cartão de terceiros para realizar compras pessoais, resultando em prejuízos tanto para o dono do cartão quanto para a empresa, Eduardo sugere o investimento em mesas de análises de fraudes, que funcionam de forma rápida e eficaz na detecção de padrões fraudulentos em tempo real.

“Quando um usuário demonstra comportamentos muito distintos da média comum, as mesas operam de forma rápida para notificar as empresas e apontar os perfis suspeitos ou para recuperar vendas que seriam negadas indevidamente”, continua. 

Já sobre o golpe da maquininha, Eduardo comenta que uma boa comunicação entre as empresas e os seus consumidores pode contribuir para diminuir as incidências de golpes e conscientizar o público. Nessa operação fraudulenta, o entregador manipula os valores a serem cobrados do consumidor no momento da entrega, ou cobra por um pagamento já realizado.

O especialista aconselha que as empresas de delivery alertem os clientes sobre esse risco ao receberem um pedido. “Lutar contra as fraudes é papel de todos, empresas e consumidores. Trabalhar em conjunto, com feedbacks de ambos os lados, é essencial para o aprimoramento e mais assertividade no combate aos golpes”, ressalta Eduardo. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Investimento em tecnologia reduz incidência de fraudes no delivery 

Inteligência de dados e mesas de análises de fraudes são benéficas nas estratégias antifraude do setor Nos últimos anos, o mercado pôde observar um crescimento das compras pela internet. Impulsionados pelas medidas de restrição da pandemia, diversos setores apresentaram maior demanda em suas frentes online. É o caso do delivery,

Ler mais

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.