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Conectada com o consumidor, Baly torna-se a marca brasileira de energéticos mais vendida no Brasil

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Marcella Izzo

Empresa catarinense é líder brasileira em consumo, campeã de vendas no Paraguai, com presença no Uruguai e expandindo mercado no México e EUA
Produzida pela catarinense Baly Brasil, a bebida energética brasileira mais vendida no Brasil, é de Tubarão (SC). Só em 2023, foram fabricados 420 milhões de litros da bebida para suprir a presença em todos os estados brasileiros, no Uruguai e a liderança em vendas no Paraguai. Apostando na dobradinha oportunidade e inovação, a bebida chegou à terceira posição no ranking dos mais vendidos no país, atrás apenas das estrangeiras Red Bull e Monster, exceto no Rio Grande do Sul, onde a Baly é líder absoluta. México e EUA são os próximos alvos da marca que prevê crescimento de 50% em 2024.
Com 26 anos de operação, a grande virada da empresa familiar começou no Carnaval de 2009, quando introduziu no mercado o energético em garrafa PET de 1L e 250ml, e depois foi pioneira na embalagem de 2 litros, que é um conceito 100% brasileiro. “A chegada das garrafas PET às prateleiras democratizou a bebida entre novos consumidores, especialmente nos grupos de amigos, famílias, etc.” explica Dayane Titon Cardoso, Diretora Comercial e de Marketing da Baly, sobre a mudança no comportamento que a marca provocou em um público que consome energético nesta ordem: festas, encontro com amigos, trabalho, estudos, prática de esportes e games. “Estudos comprovam que o energético vem substituindo o refrigerante, pois traz algo a mais na sua fórmula. A junção de cafeína, taurina, inositol e vitaminas contribuem na energia, concentração, foco e desempenho cerebral”, argumenta Dayane sobre o boom da bebida.
Baly sustentável
Preocupados com o destino das embalagens PET, a Baly Brasil desenvolveu uma bandeja 100% produzida de material reciclado de garrafas da bebida que pode ser utilizada para organizar fardos de latas em pontos de vendas ou facilitar o transporte para os consumidores. Atualmente, mais de 50 toneladas de garrafas plásticas são recolhidas todos os meses por parceiros e recicladoras da região da fábrica catarinense.
Sabores exclusivos e edições especiais
A boa leitura de mercado da Baly Brasil fez a marca aproveitar as oportunidades e, em 2020, com a falta de abastecimento de energéticos saborizados durante a pandemia, lançou novos sabores democratizando a categoria, mais uma vez, alcançando os grandes players do varejo em todos os estados brasileiros. Atualmente, são 19 sabores do energético Baly disponíveis no mercado, cinco sem açúcar. Também disponíveis em lata, os sabores Tropical, Maçã Verde, Melancia são campeões de vendas junto com o mix Morango e Pêssego, em embalagens lindas e coloridas que se destacam e chamam muita atenção no PDV.  
Valorizar a cultura brasileira nas ações de Marketing foi outra fórmula do crescimento expressivo da Baly Brasil e duas edições especiais produzidas em 2023 foram sucesso absoluto. Em junho, lançou a edição de São João, comercializada no Norte e Nordeste do país com latas retratando a cultura da região. Já em setembro, o Rio Grande do Sul, onde o energético Baly é líder de vendas, foi homenageado com embalagens colecionáveis em alusão à Semana Farroupilha.
Baly Kids já vendeu mais de 6 milhões de latasSe conectar com as novas gerações também está entre as estratégias certeiras da Baly Brasil que, em 2022, lançou o Baly Kids. A bebida tem fórmula inédita, rica em ferro, magnésio e zinco, além de vitaminas A e Complexo B, além de ser levemente gaseificada e não tem cafeína, taurina ou teor energético. Já foram vendidos mais de 6 milhões de latas de Baly Kids. “As crianças desejam pertencer aos momentos de lazer dos adultos, por isso, ter seu próprio Baly já cria uma conexão com a marca desde cedo, assim teremos renovação dos consumidores com o passar dos anos”, explica Dayane reforçando que, “além de expandir as vendas também, temos o compromisso com a solidificação da excelência e foco 100% na satisfação do consumidor”.
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