Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Kia mostra veículos eletrificados em encontro nacional de antigomodelismo

Em um dos maiores eventos de antigomodelismo do país, o EBAA – Encontro Brasileiro de Autos Antigos, em sua 8ª edição, de 8 a 11 de junho, em Águas de Lindoia, SP, a Kia Brasil – patrocinadora oficial da mostra – vai expor o Stonic, o Sportage (ambos Mild Hybrid Electric Vehicle) e o Niro (HEV), com o objetivo de disseminar as novas tecnologias embarcadas nesses três modelos eletrificados.
Nos quatro dias da exposição, os organizadores do EBAA estimam receber 500 mil visitantes brasileiros e estrangeiros, a quem a Kia Brasil – por meio de exposição estática dos modelos – pretende difundir as tecnologias do futuro da mobilidade. Em seu estande, localizado na entrada principal do evento, a Kia desenvolverá uma ativação interativa com o público visitante, por meio de um modelo Stonic que “fala, conversa e tira dúvidas sobre o carro”.
O Kia Stonic, em versão única no Brasil, lançado em novembro de 2021, tem como seu principal atributo o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.
Smartstream é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), responsável pelo modo de condução Velejar, que desliga o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
Já o Kia Sportage, modelo consagrado no mercado brasileiro, foi apresentado em sua versão também MHEV em julho de 2022. Seus principais atributos, em duas versões, são o seu motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.
O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, também acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, como no modelo Stonic. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
Em outubro de 2022, a Kia Brasil apresentou ao mercado brasileiro o Niro, primeiro modelo HEV – Hybrid Electric Vehicle, que traz sob o capô o motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, à gasolina, acrescido de motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm. Esse modelo também contempla extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.
Diferente do modo velejar dos MHEV, em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no sistema HEV do Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa velocidade, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e/ou subidas quando o motor a combustão funciona concomitante ao motor elétrico. Em velocidade cruzeiro, o motor a combustão e ou motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso naquele momento e, nas frenagens, acontece a regeneração de energia cinética para a bateria, incluindo sua nova tecnologia de regeneração de energia pelo shift paddle no volante de direção, em quatro níveis de regeneração de energia (de menor a maior intensidade de regeneração de acordo com a conveniência de cada cliente).
A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.
Destaque especial à assinatura “Inovação inspirada pela natureza” na construção do Kia Niro. Além da excelente eficiência energética e do sistema hibrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veículo, como a : pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto é composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta-malas é feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em Altaica biossintético, a partir de árvores de eucalipto; e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.